Economia

Hugb - Grupo Buaiz lança empresa de inovação no ES

O hugb vai trabalhar com todas as empresas do grupo: Buaiz Alimentos, Rede Vitória de Comunicação, Shopping Vitória, Escola Americana de Vitória e a parceira Apex Partners

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Vitor Machado
Americo Buaiz Neto é fundador e CEO do Hugb

Para estabelecer conexões entre as empresas e inovar cada vez mais, nasceu o Hugb, o Hub de Inovação do Grupo Buaiz. A proposta é desenvolver diversos projetos na área de tecnologia, gerando valor nos negócios.

Um hub é um espaço criado para impulsionar os negócios tendo a inovação como meta principal. No Grupo Buaiz, a Hugb vai trabalhar com todas as empresas do grupo: Buaiz Alimentos, Rede Vitória de Comunicação, Shopping Vitória, Escola Americana de Vitória e a parceira Apex Partners.

"Neste projeto piloto, estabelecemos o primeiro ano para preparar o ambiente de inovação de cada empresa e, assim, podermos plantar inovação de uma forma abundante. Quando preparamos o terreno, na hora de colher, colhemos com muito mais qualidade", explicou o fundador e CEO do Hugb, Americo Buaiz Neto.

A líder de inovação do Hugb, Anna Paula Oliveira, ressalta que os treinamentos são apenas uma das formas de conectar. Segundo ela, hub é um espaço colaborativo que gera conexão, na forma de encontros, workshops, em kits de investimentos e diversas outras.

"Uma das principais conexões que faremos com as empresas são as trilhas, que vamos trabalhar com as empresas juntas, para gerar conexão, e trocar experiências", afirmou.
Foto: Vitor Machado
Diretor-presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, disse que a chegada do Hugb representa a revitalização do grupo

O lançamento aconteceu nesta terça-feira (24), na sede da empresa, que fica no Base27, em Vitória. 

Apesar de ter o espaço inaugurado somente agora, o trabalho do Hugb já está sendo realizado há mais tempo.

"Estamos há seis meses conhecendo cada empresa do Grupo Buaiz e entendendo as necessidades de cada uma. A nossa ideia é colocar a inovação em prática de seus negócios conforme necessidades individuais. Temos alguns programas-piloto e programas de ideias, dentro de cada empresa do grupo, onde os colaboradores podem sugerir melhoria de processos internos", destacou o líder de inovação do Hugb, Júlio César Pessanha.

Americo Buaiz Neto destacou ainda que a proposta do Hugb, além de trabalhar com as empresas do Grupo Buaiz, é acolher startups em qualquer estágio de implantação. Veja no vídeo abaixo:

"Quando se fala de hub, falamos de duas coisas: investimento e inovação do mercado, através do investimento em startups, e de um espaço em que podemos acompanhar a jornada de inovação das empresas, através de treinamentos de equipe e planejamentos de inovação. Pretendemos receber startups de todos os tipos e em qualquer estágio, seja inicial ou avançado, para incentivar a tecnologia", disse.
Foto: Vitor Machado

"Hugb representa revitalização do Grupo Buaiz"

Para o diretor-presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, a chegada do Hugb representa a revitalização do grupo, que já tem mais de 80 anos, mas sempre aposta na inovação. 

Foto: Vitor Machado
"Quando você chega com essa longevidade a algum lugar, você se pergunta para onde ir no futuro. Então, nos ocorreu que era impossível investir nessa proposta sem investir em inovação. Mas investir como novo negócio, uma nova pessoa jurídica independente. Daí surgiu o Hugb, que vai fazer, exatamente, o link entre o mercado de inovação e cada segmento do grupo, que é muito diversificado", disse.

"Fazer essa conexão é um dos propósitos do Hugb, que ainda será uma investidora de mercado, selecionando startups que tem ou não o Grupo Buaiz como cliente. Além disso, podemos ser incubadores de novas ideias e projetar novos talentos. É muito revitalizante viver uma nova etapa do grupo com esse tipo de mindset, com essa perspectiva", completou.

Para mais informações sobre o Hugb, acesse o instagram @hugblab.

Foto: Pedro Permuy / Folha Vitória
Lançamento reuniu diretores e representantes das empresas do Grupo Buaiz 

Lançamento é concretização de ideia nascida há quase dois anos

Em entrevista ao jornal Folha Vitória em junho de 2021, Americo Buaiz Neto contou que a ideia de ampliar os investimentos em inovação no Grupo Buaiz começou em meados de 2020, quando ele passou a atuar na busca de soluções inovadoras, por meio de uma pesquisa de mercado.

"Entrei em contato com o Maely Filho, vice-presidente da MedSênior, que me disse como a empresa ampliou seus investimentos em inovação e o como isso resultou em um aumento significativo do seu faturamento. Para isso, eles contrataram uma consultoria. Fiquei encantado com o que foi apresentado", contou.

Ao longo desse período de consultoria, foram elaborados projetos que receberam o aporte financeiro do governo do Estado, por serem projetos que contribuem para o desenvolvimento da inovação no Espírito Santo.

Em seguida, foram estabelecidas parcerias com institutos de ciência e tecnologia e com startups, para que eles auxiliassem na adoção das tecnologias necessárias para a execução dos projetos.

Americo Buaiz Neto explicou que, de aproximadamente 60 projetos que o grupo tinha em andamento, foram priorizados três para serem desenvolvidos, todos com foco em inovação.

"Todos os projetos a gente pretende que tenham um viés inovador. Além de agregar valor aos nossos negócios, isso contribuirá para o desenvolvimento de novas tecnologias para o Estado", completou.




Pontos moeda