Economia

Mutirão gratuito em Vitória vai tirar dúvidas de quem ainda não declarou o IR

Para ser atendido pela Faesa, o contribuinte deve levar documentos de identificação pessoal, como o CPF ou RG, até mesmo o título de eleitor

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Google Maps

O prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) já está chegando ao fim, e quem ainda não está em dia, tem até 31 de maio para regularizar sua situação, afinal de contas, o Leão não espera. 

Contribuintes que ainda não preencheram o imposto poderão ir até o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), formado por alunos da Faesa, no próximo sábado (18) para serem auxiliados e tirarem suas dúvidas, das 9h às 12h. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a faculdade, o objetivo é ajudar os contribuintes que deixaram para a última hora para prestar suas contas. 

O serviço será feito por estudantes da Unidade de Gestão e Negócios (UGN) e o atendimento é gratuito, no prédio do Centro Universitário, na Ilha de Monte Belo, em Vitória. 

Para ser atendido, o contribuinte deve levar documentos de identificação pessoal, como CPF ou RG, até mesmo o título de eleitor e o último Imposto de Renda declarado. 

 “Notas fiscais de gastos, recibos e informes de bancos, assim como comprovantes de aposentadoria ou saques de FGTS também podem ser importantes para o preenchimento da declaração”, afirmou o professor da UGN, Erico Colodetti Filho. 

De acordo com Colodetti, professores de Administração e de Ciências Contábeis estarão no mutirão para auxiliar os alunos com os atendimentos.

Cuidado com a multa

Para quem está pensando em abrir mão de fazer a declaração, é melhor desistir da ideia. A multa sobre o não envio é de 1% ao mês sobre o valor do IR devido, limitado a 20% do valor do imposto. O mínimo a ser pago é R$ 165,74.

Até o momento, cerca de 24 milhões de declarações foram enviadas para a Receita Federal. A meta prevista é de 43 milhões até o final do prazo.

Leia Também: Ambulância do Samu que bateu em semáforo na Serra levava paciente para hospital

Pontos moeda