Economia

Lojas online nos EUA pagarão impostos em Estados onde não têm presença física

Foi revertido, assim, um precedente de 1992, anterior ao advento da internet, que, na prática, isentava varejistas de deveres tributários em Estados onde não tivessem unidades construídas

Redação Folha Vitória

A Suprema Corte dos EUA decidiu nesta quinta-feira que os Estados do país podem exigir que varejistas de e-commerce recolham impostos sobre vendas mesmo em unidades federativas onde não tenham presença física. Foi revertido, assim, um precedente de 1992, anterior ao advento da internet, que, na prática, isentava varejistas de deveres tributários em Estados onde não tivessem unidades construídas.

É provável que a decisão do tribunal decrete o fim de uma era em que consumidores podiam economizar o custo tributário de produtos ao comprá-los online, em vez de em lojas físicas.

Trata-se ainda de uma vitória para Estados que argumentavam que vendas online livres de impostos custavam aos cofres públicos bilhões em receita. E, também, um grande triunfo para lojas físicas que competiam com rivais do e-commerce.

Alguns varejistas online, como a Amazon, já recolhem impostos estaduais sobre vendas de produtos comercializados diretamente por eles. No entanto, a Amazon não recolhe impostos sobre as vendas de comerciantes independentes que usam a sua plataforma. (Dow Jones Newswires)

Pontos moeda