Economia

Trump, Macron e Trudeau trocam farpas sobre comércio às vésperas do G-7

Redação Folha Vitória

Às vésperas da reunião de líderes do G-7, grupo que reúne as sete economias mais avançadas do mundo, uma troca de farpas entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi vista no Twitter. As relações comerciais entre os países estiveram no foco das tensões.

"Alguém, por favor, diga ao primeiro-ministro Trudeau e ao presidente Macron que eles estão cobrando tarifas maciças contra os EUA e criando barreiras não-monetárias O superávit comercial da União Europeia é de US$ 151 bilhões e o Canadá continua excluindo os nossos agricultores e outros", disse Trump. Posteriormente, ele comentou que o premiê canadense está "indignado ao trazer à tona a relação que os EUA e o Canadá tiveram ao longo de muitos anos", mas ressaltou que Trudeau não dá destaque à cobrança diária de até 300% em laticínios "ferindo nossos agricultores e matando a nossa agricultura".

O Twitter também foi a plataforma utilizada por Macron às vésperas do G-7. "As tensões estão aumentando em todos os lugares. Este G-7 será exigente. O risco: criar um mundo da lei do mais forte. Isso não é bom para nós nem para nenhum de nossos países amigos no mundo. É por isso que continuaremos a lutar", disse o presidente francês. Ele comentou, ainda, que está comprometido a proteger os trabalhadores europeus e ressaltou que a responsabilidade da França é defender uma Europa mais unida com a intenção de proteger a classe média e mais pobre.

Mais cedo, Macron afirmou que os seis países do G-7 fora dos EUA "são um mercado maior juntos do que o mercado americano. Não haverá hegemonia mundial se soubermos nos organizar. E não queremos que haja um". Os comentários foram feitos em coletiva de imprensa conjunta com Justin Trudeau.

Trump parte para Quebec nesta sexta-feira e sinalizou que pretende continuar com sua agenda comercial agressiva durante a cúpula do G-7. Na semana passada, os EUA anunciaram a imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio do Canadá, do México e da UE. Além disso, o Departamento do Comércio americano analisa possíveis violações à segurança por parte de veículos importados pelos EUA.

Pontos moeda