Economia

Banesfácil volta a receber contas de energia a partir desta terça

O acordo aconteceu após meses de problemas, com longas filas para que os clientes conseguissem efetuar o pagamento

O Banesfácil volta a receber os pagamentos das contas de energia / Foto: Reprodução

A partir desta terça-feira (17), a rede Banesfácil vai voltar a receber os pagamentos da fatura de energia elétrica da EDP. O acordo foi firmado na manhã da última sexta-feira (13), em reunião intermediada pelo governador do Estado, Paulo Hartung. Na reunião, realizada no Palácio Anchieta, estavam presentes, além do governador, representantes da EDP, Banestes, Procon Estadual e Assembleia Legislativa.

Esse acordo aconteceu após meses de problemas com longas filas e dificuldades para que os clientes conseguissem efetuar o pagamento da conta. “Nós fizemos quatro audiências conciliatórias, solicitamos a prorrogação do tempo de vencimento e realmente a empresa fez o credenciamento de outros pontos, mas isso não se mostrou suficiente. Nós ainda tínhamos problemas em alguns municípios. A gente fala muito de Cariacica, mas em Anchieta a situação também não é boa. Se a gente fizer uma viagem pelo Estado, a situação não era boa, pois os locais credenciados podem ser descredenciados no dia seguinte ou pode optar por não receber mais”, explicou Denize Izaita, diretora presidente do Procon-ES.

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O Banestes informou que possui 381 correspondentes bancários distribuídos em todos os 78 municípios do Estado. Destacou também que, além do Banesfácil, os clientes do banco podem fazer o pagamento através de seus canais eletrônicos (Aplicativo Banestes, Internet Banking e caixas eletrônicos), além do débito automático.

“Nós temos certeza de que o retorno do Banesfácil, com seus 381 pontos de atendimento, foi a melhor solução. A partir de abril, começamos a registrar o acúmulo de pessoas na fila. Muitas pessoas ficaram horas e até ingressaram com ações judiciais”, disse a diretora presidente do Procon-ES.

De acordo com a EDP, o retorno da parceria visa à ampliação dos canais de pagamento para os clientes em todas as regiões do Estado, além de reiterar o contínuo compromisso das instituições de melhor atender os seus clientes. Além do Banesfácil, os clientes podem efetuar o pagamento das faturas em qualquer um dos Agentes Arrecadadores da EDP (disponíveis no site www.edp.com.br/agentesedp) e pelos canais de internet e caixas eletrônicos dos principais bancos.

Muitas pessoas tiveram problemas para pagar as contas / Foto: Reprodução TV Vitória

Consumidores que não conseguiram pagar

Segundo o Procon-ES, 1254 pessoas registraram reclamações por conta da dificuldade para conseguir realizar o pagamento. “O dano à coletividade já aconteceu, independente do acordo firmado. Quem entrou com ação ela vai continuar correndo. Esses consumidores que tentaram fazer o pagamento das suas contas na semana passada e não conseguiram, a nossa orientação é de que busquem a concessionária através do serviço de ouvidoria. Caso seja negado essa possibilidade, de ser isentado de multas e juros, a gente convida a pessoa a ir ao Procon”, destacou Denize. 

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