Trabalho

Recém-formados encontram dificuldades para ingressar no mercado

A pandemia do novo coronavírus fez com que o número de vagas de emprego diminuísse e a situação é ainda pior para quem acabou de se formar

Foto: Divulgação

A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus afetou milhares de postos de trabalho no país. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgado na última sexta-feira (10), mostrou que o número de pessoas desocupadas chegou a 11,75 milhões na 3ª semana de julho.

A situação fica ainda pior para quem se formou durante este período. Com as oportunidades de conseguir um emprego com a carteira assinada cada vez menores, uma alternativa é realizar trabalhos como autônomo, também conhecido como freelancer. "A melhor forma de tentar se inserir no mercado e conseguir ter uma renda é fazendo trabalhos freelancer, mas é necessário buscar e prospectar clientes. Até é possível ser contratado num futuro pós pandemia, dependendo da função", afirma o jornalista recém-formado, Heberton Silva.

O jornalista conta que percebeu, vasculhando sites que publicam vagas, uma diminuição nas oportunidades de emprego e um aumento na procura por estagiários. "Percebi que diminuiu. E também notei o aumento de vagas para estagiários, por ser uma mão de obra mais barata e ter mais simplicidade no momento de contratar. Não se compara a burocracia de assinar a carteira de trabalho e cumprir todos os direitos do trabalhador", relata.

Para aproveitar o tempo livre, a também recém-formada em Comunicação Social, Nicole Gabriel, garante que buscará alternativas para enriquecer o currículo e tentar se destacar em relação aos concorrentes. "Pretendo fazer uma pós-graduação e cursos parar enriquecer meu currículo e me destacar. Acredito que as oportunidades surgirão, mas não tantas, pois as empresas precisarão se recuperar da crise antes de contratar mais funcionários", afirma.

Dicas para os recém-formados

A CEO do Grupo Kato Soluções Empresariais, Roberta Kato, afirma que é necessário aumentar a rede de contatos e estar sempre atento as oportunidades que podem surgir. "Uma dica para quem está em busca é estar atento as oportunidades, sites de vagas e empregos. Participar de trabalhos voluntários também aumenta as chances de conseguir um espaço no mercado pois é uma forma de demonstrar suas competências e aumentar o networking", orienta.

Além disso, é preciso se adaptar aos novos métodos de seleção, com a pandemia muitos gestores passaram a utilizar plataformas digitais que permitem chamadas individuais ou em grupo para entrevistar os candidatos.

Diante disso, Roberta também alerta para o comportamento do candidato diante desses novos meios de recrutamento. "O ideal é que o candidato se atente ao horário marcado para entrar na sala online, esteja em um ambiente com boa iluminação e sem ruídos para que consiga ouvir e responder de forma clara o recrutador. Não é necessário uma vestimenta tão formal, mas é interessante que esteja apresentável", explica.

Pontos moeda