Economia

Comércio do Espírito Santo volta a registrar novas lojas depois de três anos

Cenário político e eleições impedirão avanço mais significativo do comércio varejista em 2018

O número, mesmo parcial, aponta um desempenho positivo

O varejo do Espírito Santo registrou a abertura líquida de 105 lojas no primeiro semestre de 2018. Esse número corresponde ao saldo líquido entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios.

Mesmo sendo uma parcial, já que não se refere a todo o ano de 2018, o primeiro semestre ficou positivo após três anos com lojas encerrando definitivamente suas atividades.

Em 2017 o resultado, ainda que negativo, já havia sido melhor que nos anos anteriores e mostrou um número de fechamento de lojas 83,1% menor que o ano de 2016. Enquanto nos anos de 2015 e 2016 6.270 estabelecimentos fecharam as portas, em 2017, esse número caiu para 507.

Os dados do comércio varejista capixaba são analisados pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, baseada em levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O comércio varejista do Espírito Santo começou a registrar resultados negativos em 2015 quando fechou o ano com queda de 7,7% nas vendas em relação ao ano anterior. Em 2016, a retração foi ainda mais profunda, com recuo de 10,6% nas vendas do comércio capixaba.

Em 2017, o ritmo de queda começou a desacelerar, recuando 2,3% e no primeiro semestre de 2018 vem tentando reverter o quadro recessivo, mostrando alta de 8,1%. Durante o levantamento foi percebido que o movimento de fechamento e abertura de estabelecimentos comerciais acompanhou a oscilação das vendas.

Para a Fecomércio-ES, 2018 será um ano de crescimento, no entanto, as indefinições do cenário político e eleitoral impedirão um avanço mais significativo. A recuperação, segundo a Federação está mais branda do que se esperava devido a essas incertezas. 

Com informações da Fecomércio-ES

Pontos moeda