Economia

Mercado de trabalho: ES fecha primeiro semestre do ano com melhor resultado desde 2012

Mesmo assim, em junho o estado registrou a perda de mais de 1,5 mil postos de trabalho

Setor de serviços foi o único a registrar saldo positivo

O mercado de trabalho formal capixaba fechou o primeiro semestre do ano acumulando um saldo líquido positivo entre admissões e demissões de 13.521 postos de trabalho. 

Esse resultado é quase três vezes maior que o obtido no primeiro semestre de 2017, quando o salto foi positivo de 5.421 postos. 

Mesmo assim, depois de cinco meses gerando empregos, o mercado formal do Espírito Santo apresentou retração em junho, com saldo líquido negativo entre contratações e demissões de 1.562 postos de trabalho. 

O comércio capixaba obteve o segundo saldo negativo em junho. No período, foram 6.026 contratações contra 6.763 demissões. O setor fechou 737 postos de trabalho no mês. De janeiro a junho de 2018, o comércio acumulou a perda de 3.284 empregos formais. 

Já o setor de serviços voltou a registrar saldo líquido positivo com a criação de 473 empregos, depois de uma queda pontual em maio. 

Dos seis setores pesquisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), braço do Ministério do Trabalho - indústria, construção civil, comércio, serviços, administração pública e agropecuária - apenas o de serviços apresentou resultado positivo em junho. 

Segundo o levantamento, um dos fatores que reflete na movimentação de toda a economia é a sua capacidade de gerar empregos. E embora ainda não tenha recuperado totalmente as perdas do passado, os resultados do mercado de trabalho formal no Espírito Santo têm sido significativamente melhores em 2018 quando comparados aos últimos três anos. 


Com informações da Fecomércio/ES

Pontos moeda