Economia

Grande Vitória possui 7 mil imóveis em oferta, aponta pesquisa nacional de indicadores

Os dados do mercado na Grande Vitória agora fazem parte da pesquisa nacional "Indicadores Nacionais Imobiliários"

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
O presidente da Ademi-ES  ressalta que o mercado capixaba está retomando o crescimento

Os dados imobiliários do mercado capixaba agora fazem parte da pesquisa “Indicadores Nacionais Imobiliários”, que monitora o desempenho do setor em mais de 80 cidades brasileiras. De acordo com o levantamento, a Grande Vitória (Serra, Vitória, Cariacica, Viana e Vila Velha) conta atualmente com 7 mil unidades residenciais e comerciais em oferta, entre lançamentos, imóveis prontos e em fase de construção. 

Segundo o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Sandro Carlesso, os dados passaram a ser coletados em 2017 e, desde então, o Espírito Santo tentava viabilizar a sua participação na pesquisa. 

"Os dados objetivam o mercado primário, isto é, aqueles que produzem os imóveis. Com isso, podemos comparar o mercado na Grande Vitória com outras regiões do Brasil. Dessa forma, podemos verificar o desenvolvimento dos lançamentos, ofertas e vendas. Como os números são coletados mensalmente, vamos realizar uma divulgação trimestral para a sociedade e para o mercado imobiliário capixaba", afirma Sandro Carlesso. 

Carlesso também ressalta que o mercado capixaba está retomando gradativamente o crescimento, com o aumento do n´úmero de vendas e também de lançamentos. 

"Estamos reduzindo o estoque pouco a pouco. As novas movimentações econômicas, como a redução da taxa de juros pela Caixa Econômica Federal para o  financiamento de imóveis, contribuem para alavancar as vendas e movimentar o mercado. Além disso, vários empreendimentos contam com preços mais atrativos", revela Carlesso. 

Crescimento

No período de janeiro a junho deste ano, nota-se uma curva de crescimento consistente das vendas na Grande Vitória. O primeiro trimestre encerrou com 838 unidades comercializadas , enquanto que no segundo foram 1.142, um incremento de 26%. No âmbito nacional, o crescimento das vendas entre o primeiro trimestre e o segundo ficou em 15%, incluindo os dados locais. Foram comercializadas 25.394 unidades de janeiro a março e 29.951 de abril a junho, em todo o Brasil.

A Grande Vitória lançou no total 2.076 novas unidades residenciais até junho, sendo 1.160 projetadas no primeiro trimestre e 916 no segundo. O mercado nacional teve um comportamento reverso. Lançou 11.559 unidades até março, deixando para o segundo o volume maior: 25.485.

Serra e Vitória concentram maior fatia dos lançamentos

O município de Serra lidera o volume de unidades lançadas no primeiro semestre deste ano, com 776 unidades. A cidade vem seguida de Vitória com 763. Na sequência encontra-se Vila Velha, com 537 unidades. Já Cariacica e Viana não registraram lançamentos no período apurado pela pesquisa.

Já com relação à tipologia mais ofertada, os imóveis de dois quartos lideraram, totalizando 1.520. Em segundo lugar ficaram os residenciais de três quatros, com 385. Em terceiro, as moradias de um quarto, com 150 unidades projetadas e quatro quartos com 21. 

O mercado econômico (Minha Casa, Minha Vida) correspondeu a 44% do total de lançamentos, enquanto que as unidades standard (do MCMV até R$ 400 mil) equivaleram a 19,6%, bem próximo do nicho de médio padrão, que correspondeu a 14% do que foi lançado.

Pontos moeda