Economia

Paralisação dos portuários pode gerar prejuízo de R$ 4 milhões na economia capixaba, diz Codesa

A previsão é de que os portuários voltem a trabalhar na próxima quinta-feira (20)

Porto de Vitória | Foto: Divulgação Codesa

Os portuários da Grande Vitória continuam de braços cruzados nesta quarta-feira (19). De acordo com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), a estimativa é de que essa paralisação de 48 horas cause um prejuízo de R$ 4 milhões na economia capixaba.

Ainda segundo a Codesa, cinco navios estão atracados e não podem sair por falta de amarradores, e há um navio que não consegue ser atracado pelo mesmo motivo. Os portos administrados por empresas privadas, como Tubarão e o Terminal de Vila Velha, estão funcionando normalmente. Parados, estão só os portos públicos gerenciados pela Codesa. 

Ao todo, 2.2 mil trabalhadores estão parados por 48 horas. Eles dizem que estão sem aumento salarial há dois anos. A Codesa informou por meio de nota, que faz negociações com o sindicato desde maio de 2017, mas que os representantes dos trabalhadores não aceitam as propostas apresentadas pela companhia.

Trabalhadores paralisam atividades

Foto: Suport-ES

Os trabalhadores portuários paralisaram as atividades na manhã da última terça-feira (18). De acordo com informações passadas pelo sindicato, os trabalhadores, representados pelo Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), Sindicato da Guarda Portuária (Sindguapor-ES) e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários (Aquasind), ficaram mobilizados em frente aos portões da empresa com faixas e cartazes para reivindicar a reposição das perdas salariais do período, conforme as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Veja o comunicado publicado no site oficial da Codesa sobre a paralisação!

Pontos moeda