Economia

Inaugurada em 2014, Fábrica de Ideias receberá investimento de R$ 12 milhões para reforma e projetos

De acordo com a secretária, o investimento anunciado pelo governo será voltado para a reforma do espaço e, posteriormente, haverá um novo programa que vai definir as equipes que vão trabalhar no local, além da forma de atuação

Raissa Bravim

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória

O Governo do Estado anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), uma série de investimentos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Entre os investimentos anunciados, está a verba de R$ 12.998 milhões destinada à 'Fábrica de Ideias', espaço da Prefeitura de Vitória em Jucutuquara, ocupado atualmente por atividades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Segundo a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, a estruturação da Fábrica de Ideias será feita com finalidade de transformar o espaço em local de reuniões de empreendedores, grupos de trabalhos e pesquisas.

"A fábrica de ideias é um dos nossos sonhos de transformação. Ela tem toda a estrutura adequada para que se coloquem muitas empresas, muitas startups, grupos de trabalho, grupos de pesquisa [...] o espaço está relativamente vazio. Ele é ocupado parcialmente por algumas atividades do Ifes e tem uma parte que precisa terminar a construção".

De acordo com a secretária, o investimento anunciado pelo governo será voltado para a reforma do espaço e, posteriormente, haverá um novo programa que vai definir as equipes que vão trabalhar no local, além da forma de atuação. A secretária não definiu prazo para a entrega do espaço estruturado.

"Temos um trâmite que tem que ser seguido. Já temos a garantia do investimento e agora tem uma preparação. Temos que lançar edital de licitação para projeto, depois para a obra e isso ainda leva algum tempo", explicou.

Cristina finalizou afirmando que o espaço vai continuar sob administração da Prefeitura de Vitória. 

"A fábrica pertence à Prefeitura de Vitória e está cedida ao Ifes. Não é ideia que ela venha pertencer ao Governo do Estado. Pelo contrário, em todo momento nós estamos falando e agindo de modo que tenha integração entre esses órgãos. A fábrica permanece sendo de responsabilidade da prefeitura, permanece com o Ifes, que tem uma atuação muito importante lá, mas nós vamos incrementar, colocando outras instituições e outras formas de produção de inovação lá".

A Fabrica de Ideias foi inaugurada em junho de 2014, no espaço onde, no passado, funcionou a tradicional Fábrica 747.


Pontos moeda