Economia

Saiba como conseguir desconto de até 40% em multas de trânsito

Por meio do aplicativo do Detran, além do desconto, também é possível parcelar o pagamento

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

Ser multado por qualquer infração não é bom e representa um descumprimento das leis de trânsito. No entanto, em tempos de crise econômica, qualquer ajuda para colocar as contas em dia é bem vinda.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), oferece desconto de até 40% para o pagamento de multas, além da possibilidade de parcelamento dos débitos do veículo, por meio do aplicativo.

O diretor-geral do órgão, Givaldo Vieira, afirmou que as formas de pagamento são opções para facilitar a quitação dos débitos, mas que os condutores devem sempre obedecer às regras de trânsito, evitando cometer infrações.

“As multas e as penalidades previstas estão definidas no Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo é que os condutores respeitem as normas para que o trânsito seja seguro para todos. Mas, caso seja multado, o cidadão tem as facilidades do desconto de 40%, com a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE), por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou 20% com o pagamento até o vencimento”, disse.

Quem pode ter o desconto de até 40%?

De acordo com o Detran-ES, para ter direito ao desconto de até 40% em multas pagas até o vencimento, o cidadão deve optar por não apresentar defesa prévia e nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração.

Além disso, o condutor deve ter realizado a adesão ao SNE antes do cometimento da infração e de ter recebido as notificações de autuação e de penalidade pelo aplicativo.

Veja o passo a passo para conseguir o desconto de até 40%:

- Para conseguir o desconto é preciso aderir ao SNE. O serviço está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito pode ser baixado pelo App Store e Google Play.

- O aplicativo é o mesmo utilizado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV). Basta acessar o ícone “Infrações” e habilitar a adesão ao SNE.

- A consulta das infrações pode ser realizada de duas maneiras. São elas:

Por Infrator: Nesta consulta, serão disponibilizadas todas as multas do cidadão infrator, na qual você, o usuário logado no aplicativo, é o infrator.

Por Veículo: Já nesta consulta, as multas estarão agrupadas pelo veículo do qual você é o proprietário.

- Após realizar a escolha e preencher os dados solicitados, as infrações serão visualizadas.

>> Clique aqui e confira o tutorial completo

E o desconto de 20%?

Os condutores ou proprietários de veículos que optarem por não aderir ao SNE ou, ainda, aqueles que aderirem após a notificação já ter sido enviada podem ter desconto de até 20% no valor da multa desde que efetuem o pagamento até a data do vencimento. De acordo com o Detran-Es, nesta modalidade de desconto, o cidadão pode recorrer da autuação recebida.

Como fazer o parcelamento?

Além das multas de trânsito, também é possível solicitar o parcelamento do Licenciamento Anual e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Segundo o Detran-ES, essa opção viabiliza o pagamento mediante o uso de cartões de débito ou crédito, e visa dar uma nova alternativa para o proprietário regularizar a situação do veículo.

O pagamento pode ser feito por meio de correspondente bancário credenciado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e homologado pelo Detran-ES. Os interessados em realizar o parcelamento devem entrar em contato com uma das empresas listadas no site do Detran-ES.

De acordo com o órgão, cada empresa credenciada é um correspondente bancário que irá oferecer um plano de parcelamento em até 12 vezes, com possibilidade de utilização de cartão de crédito das principais bandeiras disponíveis.

Os encargos e eventuais diferenças de valores a serem cobrados por conta do parcelamento via cartão de crédito ficam, exclusivamente, a cargo do titular que aderir a modalidade de pagamento. Todo o valor das taxas e impostos serão automaticamente creditados na conta do Estado.

A aprovação e efetivação do parcelamento dos débitos relativos ao veículo libera o licenciamento e a respectiva emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o que possibilita a regularização da situação do veículo.

Pontos moeda