Economia

Hotelaria de Guarapari registra taxa de ocupação acima dos 90% para o feriado

O número vai de encontro aos dados do MTur, que indicam que o feriadão promete ser um dos mais movimentados do ano em todo o país.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Pelas ruas e praias já é possível notar a cidade mais movimentada. | Foto: Arquivo/folhaonline.es

O Ministério do Turismo (MTur) estima que 3,24 milhões de viagens domésticas serão realizadas nesse feriado de 12 de outubro, com impacto econômico de R$ 6,7 bilhões nos destinos visitados. A data, em homenagem a padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Aparecida, também comemora o Dia das Crianças, aumentando a expectativa das viagens em família. “O Dia da Criança incentiva os pais a viajarem com os filhos, o que torna este feriado, principalmente quando há o prolongamento do fim de semana, uma boa oportunidade para aumentar o faturamento dos hotéis, agências, parques temáticos, pontos turísticos e do comércio em geral das cidades visitadas”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Em Guarapari, a rede hoteleira já trabalha com a taxa de ocupação acima dos 90%, de acordo com Gustavo Guimarães, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES). Gustavo comentou que, desde o último final de semana (06), já se notava uma movimentação diferente na cidade. “Percebemos Guarapari mais movimentada que o normal para os finais de semana, de forma geral, o que impacta também na hotelaria. O ponto alto da ocupação é esperado para o feriado de 12 de outubro, se estendendo até o final de semana seguinte”.

A previsão do presidente tem como base a possibilidade de um feriadão ainda maior para algumas pessoas, já que, na segunda-feira (15), é feriado escolar pelo Dia do Professor. “Em alguns estados do país, como Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, esse é o período da ‘Semana do Saco Cheio’, quando os estudantes e professores têm folga prolongada”, completou.

Feriados 2018

O dia de Nossa Senhora Aparecida é o quarto feriado prolongado do ano, depois do Dia do Trabalhador, Corpus Christi – segundo com maior faturamento e viagens –, e o Dia da Pátria. Até o final de 2018, outros três feriados prolongados (Finados, Proclamação da República e Natal), devem estimular a realização de viagens internas. A estimativa do Ministério do Turismo é de que os sete feriados prolongados de 2018 resultem em 13,9 milhões de viagens e injetem R$ 28,84 bilhões na economia brasileira. O cálculo não inclui a Semana Santa e nem o Carnaval por já serem prolongados normalmente.

* Com informações do MTur

Pontos moeda