Economia

Cachoeiro ganha primeiro posto de recarga de veículos elétricos

O custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro

Foto: Divulgação
Cachoeiro ganhou seu primeiro eletroposto

O município de Cachoeiro de Itapemirim ganhou seu primeiro posto de recarga de veículos elétricos, instalado na praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade. O projeto, uma iniciativa inovadora, conta com um investimento de cerca de R$ 350 mil e contará com um total de sete postos em todo o Espírito Santo, formando a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo.

A unidade instalada no município permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

“A EDP é líder em inovação e sustentabilidade, sendo a mobilidade elétrica totalmente alinhada aos valores da Companhia. Essa inciativa, que é uma tendência global, reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP - distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, João Brito Martins.

Além da Cachoeiro, as cidades de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari também receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final de 2019. Os postos já operam na Praia de Camburi, em Vitória, Venda Nova do Imigrante e Linhares.

Utilização

Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. 

Pontos moeda