Economia

Mais de 5 mil famílias garantem redução na conta de energia elétrica

Alguns cuidados no dia a dia e uma instalação elétrica correta garantem uma boa economia na conta de energia

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel

O fim do mês se aproxima e, com ele, chegam os temidos talões. Boletos de água, luz, telefone, internet, e nem sempre a conta fecha. E se já estava difícil manter as contas em dia, com a pandemia ficou ainda mais complicado fechar o mês no azul.

Quando o assunto é eletricidade, por exemplo, basta acender a luz para começarem os cálculos. Uma lâmpada fluorescente, acesa por uma hora custa cerca de 18 centavos. Parece pouco, mas quando essa mesma lâmpada fica ligada o dia inteiro, o valor sobe para quatro reais e trinta e dois centavos.

Por isso, muitas famílias buscaram formas de economizar, mas nem sempre a economia vem acompanhada de segurança.

Na casa da dona Sandra, para reduzir o valor da conta de energia, por exemplo, a família recorreu a uma ligação clandestina, mas logo percebeu os riscos. A dona de casa mora com o marido e dois netos, e contou que ficava sempre preocupada com a fiação exposta. “Os fios ficavam todos pendurados, aparecendo. Era muito perigoso, e criança não tem jeito, né? Eu ficava sempre com muito medo.

A EDP levou para algumas comunidades do Estado o projeto Boa Energia na Comunidade, que promove ações para redução da conta de luz e a negociação facilitada dos débitos. Só em 2020, mais de 5 mil clientes já foram contemplados.

Funcionários da empresa, chamados de Agentes da Boa Energia, vão até às residências orientar o morador. O programa possibilita a regularização da unidade consumidora, por meio da doação de padrões de entrada energia elétrica e kits de melhoria interna das instalações elétricas, troca de equipamentos ineficientes de alto consumo por equipamentos eficientes, com a substituição de lâmpadas fluorescentes compactas e incandescentes pela tecnologia LED.

Foto: Reprodução TV Vitória
Dona Sandra lendo o folheto com orientações sobre o projeto. 

A visita do agente aconteceu há dois meses na casa da Sandra. De lá para cá, ela já percebeu muitas mudanças, a começar pelo valor da conta de energia. “Trocamos as lâmpadas e além de a casa estar mais iluminada e segura, percebi uma economia grande. Minha conta vinha quase 300 reais, agora veio cento e pouco”, disse animada. Acompanhe a entrevista com a dona de casa na íntegra:

Enrevista Sandra Santos Lima

A iluminação, dependendo dos hábitos da família, pode representar de 12% a 20% do consumo mensal de energia na residência. O gestor de Eficiência Energética e Consumo Sustentável da EDP, Alexandre Rodello,  explicou que as lâmpadas de LED, oferecidas no projeto, são muito mais econômicas que as convencionais, por isso, a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, que são até oito vezes mais econômicas, além de mais duráveis e sustentáveis, podem ajudar a reduzir o valor da conta de luz.

“Sabemos da dificuldade de muitas famílias em honrar seus compromissos devido aos impactos da crise econômica decorrente da pandemia. Por isso, o projeto Boa Energia na Comunidade cumpre um papel importante, levando orientação e informação de qualidade, além de contribuir na prática com a diminuição do consumo de energia a partir da substituição de lâmpadas. Além disso, eliminamos o risco de acidentes que essas famílias passam ao realizar uma ligação clandestina”, explicou Rodello

Os clientes têm também a oportunidade de renegociar as dívidas com condições diferenciadas e fazer a inscrição da família no benefício da Tarifa Social, que concede desconto de até 65% na fatura de energia.

Saiba mais como funciona o projeto Boa Energia na Comunidade:

Riscos das ligações clandestinas

As ligações clandestinas, populares “gatos”, são uma prática perigosa e que podem colocar em risco a vida das pessoas. A ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento para sua residência e nas vias públicas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, pois os cabos da rede elétrica sempre estão energizados.

Foto: Reprodução TV Vitória

A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o aplicativo EDP Online, site www.edponline.com.br, o Call Center (0800 721 0707) e as Agências de Atendimento ao Cliente. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa".

Pontos moeda