Economia

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participa do 5º Encontro Folha Business nesta sexta-feira

Evento será realizado no Centro de Convenções de Vitória e também terá a participação do governador Renato Casagrande e de empresários de destaque no cenário nacional

Foto: Divulgação

O Encontro Folha Business chega à sua quinta edição, nesta sexta-feira (15), e desta vez contará com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM). O evento será realizado a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Vitória.

Além de Rodrigo Pacheco, o 5º Encontro Folha Business terá a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e dos empresários Salim Mattar, fundador da Localiza; Maely Filho, CEO da MedSenior; Brunella Bumachar, fundadora da Multivix; Wilson Poit, fundador da Poit Energia; Francisco Carvalho, fundador da TImenow; e Claudia Elisa Soares, conselheira administrativa da Tupy SA.

O evento, realizado em parceria entre a Apex Partners e a Rede Vitória, é reconhecido como o ponto de encontro de executivos e sócios das principais empresas do Espírito Santo e os principais tomadores de decisão da iniciativa pública e privada. 

EVENTO SERÁ TRANSMITIDO AO VIVO NO FOLHA VITÓRIA

O público poderá acompanhar o 5º Encontro Folha Business na capa do jornal online Folha Vitória e também no Facebook do Folha Vitória.

Luan Sperandio, editor-chefe da Apex Partners e responsável pela coluna Data Business, do Folha Vitória, será o responsável por mediar o painel que contará com a participação de Rodrigo Pacheco e Renato Casagrande.

"A vinda do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do governador Renato Casagrande, e de empresários como Salim Mattar, Wilson Poit, Maely Filho e Brunella Bumachar fazem parte deste contexto de busca por protagonismo do Espírito Santo no cenário nacional, algo que tem ficado cada vez mais palpável diante de acertos na tomada de decisão de agentes públicos, que pensam no longo prazo, e de indivíduos que acordam cedo, trabalham duro e tomam risco", frisou.

Sperandio destaca que o Encontro Folha Business já se consolidou como o principal foro de discussão política, econômica e empresarial entre as lideranças que constroem o PIB capixaba.

"Os eventos são sempre marcados pela presença de grandes nomes do debate público, que influenciam diretamente nos rumos do país. Já tivemos a presença, por exemplo, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. São sempre momentos de reflexão sobre os problemas e soluções do Brasil, pois todos os envolvidos no evento buscam racionalizar e clarificar o debate público, separando o que é ruído de sinal, o que é fumaça do que é fogo", ressaltou.

O head e apresentador da plataforma Folha Business, Ricardo Frizera, também destacou a importância do Espírito Santo receber o presidente do Senado para debater especialmente temas que interessam diretamente ao estado.

"Hoje o Rodrigo Pacheco é um dos caras que pautam a política nacional, é o presidente do Congresso Nacional. Então o papel dele é muito importante, porque na hora de pautar as reformas, na hora de pautar tudo o que importa para o país, do ponto de vista legal, ele é o cara que tem que 'canetar', para fazer isso acontecer. Quando a gente traz um cara desse aqui no Espírito Santo, a gente também dá luz a assuntos que interessam ao estado, para ajudar no seu desenvolvimento", destacou Frizera.

Programação do 5º Encontro Folha Business

A abertura oficial será às 9 horas, com Victor Casagrande, sócio e Head de Growth da Apex Partners.

Foto: Reprodução

O primeiro painel será às 9h10, com o tema "Do Espírito Santo para o Brasil: a trajetória dos grandes empresários capixabas". Ele contará com a participação de Maely Filho, Francisco Carvalho e Brunella Bumachar, com mediação de Ricardo Frizera.

Foto: Reprodução

Às 10h20, Salim Mattar, Wilson Poit e Claudia Elisa Soares falam sobre como o setor privado pode construir um país mais próspero. A mediação será de Fernando Cinelli, fundador e presidente da Apex Partners.

Foto: Reprodução

Rodrigo Pacheco e Renato Casagrande fazem o último debate do evento, a partir das 11h10. O tema será "As pautas prioritárias do Congresso Nacional para o progresso do Brasil e Espírito Santo". O mediador será Luan Sperandio, editor-chefe da Apex Partners e colunista em Data Business.

"Destaco a vinda do Salim Mattar, que é fundador da Localiza, uma das maiores empresas do Brasil. Ele também teve um papel no governo federal agora, como secretário de desburocratização, papel super importante em tentar liberar as amarras do governo, para os empresários conseguirem desenvolver os negócios", frisou Ricardo Frizera.

"Também destaco o painel com os empresários capixabas. A gente vai direcionar o tema desse painel para a inovação e tecnologia, porque todos esses empresários têm envolvimento com inovação e tecnologia, e todos os negócios hoje passam por algum tipo de disrupção tecnológica. Então a ideia é a gente conseguir debater sobre transformação digital, sobre inovação, entender para onde esses negócios estão indo e como a gente pode trazer mais inovação para a economia do Espírito Santo. É um tema muito importante também, porque é o que vai conseguir desenvolver o estado para os próximos anos", concluiu.

Pontos moeda