Economia

Shopping Vitória terá iluminação mais moderna e com menos consumo de energia

Parceria com a EDP permitirá economia média de cerca de 324,54 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio anual de 162 residências. Ação ainda evitará a emissão de 24 toneladas de CO2 por ano, equivalente ao plantio de 149 árvores

Foto: Divulgação

O Shopping Vitória firmou uma parceria com a EDP para o desenvolvimento de um projeto de eficiência energética. A iniciativa tem como objetivo modernizar totalmente a iluminação do centro comercial, gerando uma economia média de aproximadamente 324,54 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio anual de 162 residências. A ação ainda evitará a emissão de 24 toneladas de CO2 por ano, o correspondente ao plantio de 149 árvores.

A primeira parceria entre Shopping Vitória e EDP aconteceu em 2015, quando a concessionária de energia elétrica realizou a substituição de seis chillers — equipamentos responsáveis pela geração de ar-refrigerado para as áreas comuns do shopping. Com esse projeto, o shopping pode reduzir o consumo de eletricidade e, consequentemente, poupando a utilização de recursos naturais para geração de energia.

Neste novo projeto, a EDP espera trazer ainda mais economia ao local. Entre os benefícios, estão a redução do gasto de energia e da fatura, renovação da tecnologia de iluminação e a redução da necessidade de manutenção das lâmpadas. Cerca de 5 mil lâmpadas serão trocadas em todo o interior do shopping até novembro.

“Esta importante parceria permitirá ao Shopping Vitória ser ainda mais eficiente na questão ambiental. Nós nos empenhamos para buscar ações que contribuam para a redução do uso de recursos naturais e a emissão de poluentes, como o CO2. Contamos com diversos projetos implementados nessa área e esta nova parceria com a EDP potencializará ainda mais os nossos resultados. Além de ter um desempenho importante com relação ao meio ambiente e impacto do custo da energia elétrica, as novas lâmpadas também garantirão uma revitalização natural do ambiente, deixando a iluminação do mall ainda mais bonita”, afirma Cícero Nobre, gerente de operações do Shopping Vitória.

“A EDP tem ampliado sua atuação no segmento de soluções em energia em todo o País. Os projetos reforçam os compromissos da Companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e o ODS 15 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), sempre levando economia e eficiência para os nossos clientes”, diz Daniel Santiago, gestor executivo da EDP Smart.

Pontos moeda