• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BCE diz que Estados europeus que não cumprem reforma podem ser multados

  • COMPARTILHE
Economia

BCE diz que Estados europeus que não cumprem reforma podem ser multados

Os governos podem ser multados em até 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) se eles, repetidamente, não abordarem as falhas econômicas sinalizadas pelas autoridades da UE

Frankfurt - A União Europeia deve considerar a cobrança de grandes multas aos governos europeus que não adotarem suas propostas de reforma econômica, disse o Banco Central Europeu (BCE).

O conselho do banco, em relatório publicado nesta segunda-feira, ressalta a crescente frustração do BCE quanto ao ritmo lento da reforma econômica na zona do euro, que corre o risco de prejudicar o crescimento e a estabilidade a longo prazo do bloco.

Durante a recente crise na região, os governos da UE lançaram um novo sistema de monitoramento de risco, projetado para evitar desenvolvimentos econômicos preocupantes, como altos déficits de conta corrente, níveis de dívida insustentáveis e bolhas em preços domésticos.

Os governos podem ser multados em até 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) se eles, repetidamente, não abordarem as falhas econômicas sinalizadas pelas autoridades da UE. Na prática, porém, o bloco, até agora, não conseguiu emitir tais sanções. Mas o BCE sugeriu que isso deve mudar. "Parece haver um argumento forte para aplicar o braço corretivo deste procedimento para todos os países com desequilíbrios excessivos", disse o banco central. Fonte: Dow Jones Newswires.