Economia

Multinacional abre centro de distribuição no Espírito Santo

O funcionamento da empresa deve começar ainda neste mês. A previsão é que sejam movimentadas 8 mil toneladas até o fim do ano

A Novelis está abrindo um Centro de Distribuição de chapas de alumínio no Espírito Santo. Representantes da multinacional foram recebidos pelo governador Paulo Hartung nesta terça-feira (11), no gabinete, no Palácio Anchieta. A empresa atuará por meio de um operador logístico já presente no estado, em um armazém de 3.000 m² da Terca, em Cariacica.

A operação será iniciada neste mês de julho com cerca de 2 mil toneladas por mês, finalizando o primeiro ano com a movimentação de aproximadamente 8 mil toneladas por mês.

De acordo com a empresa, a posição estratégica, a existência de operador logístico com sólida experiência de mercado, a infraestrutura capixaba e o programa estadual de incentivos ao desenvolvimento foram decisivos para a vinda da organização.

O secretário de estado de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo, ressaltou que nos últimos dois anos, o Espírito Santo tem atraído um número cada vez maior de centros de distribuição. “A atração de mais uma empresa desse segmento, além de gerar emprego e renda, contribui para a manutenção de postos de trabalho e para a estratégia do Governo de fortalecer a cadeia de distribuição capixaba, sobretudo nos setores de transportes e logística, atraindo novas empresas e movimentando toda a nossa economia”, afirmou.

Bebidas

O Centro de Distribuição da Novelis irá atender, inicialmente, clientes que produzem latas de alumínio para bebidas. O investimento no projeto foi direcionado para a infraestrutura e o processo de abertura e gira em torno de R$ 300 mil.

A Novelis, que está enquadrada no programa de incentivos ao desenvolvimento Compete-ES, e a Terca já contrataram dez profissionais e, segundo o operador logístico, devem ser gerados pelo menos outros 30 empregos indiretos.

A transportadora contratada pela Novelis deve abrir uma filial em Vitória e adquirir cerca de 25 novos veículos, que ficarão dedicados à operação de envio de bobinas e retorno com sucata de metal primário que chegam no Espírito Santo via trade. Atualmente, a Novelis já importa produtos pelo Espírito Santo.

Saiba mais

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A empresa opera em 10 países e possui aproximadamente 11.500 profissionais.

A organização fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil, indústria e para produtos eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul.

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A empresa mantém oito centros de coleta de sucata espalhados pelo país e conta com o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul.

Recentemente, a organização finalizou investimentos de cerca de US$ 450 milhões para a expansão das operações no Brasil, elevando para 600 mil a capacidade de produção de laminados de alumínio e para 390 mil toneladas a capacidade de reciclagem de alumínio.

A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder na indústria do alumínio e cobre, e principal empresa no ramo de metais do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia.

Pontos moeda