• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Opep fará reunião para avaliar conformidade em cortes na produção de petróleo

  • COMPARTILHE
Economia

Opep fará reunião para avaliar conformidade em cortes na produção de petróleo

Em maio, os países da Opep e outros grandes produtores concordaram em estender o corte na produção de petróleo em 1,8 milhão de barris por dia até março de 2018

São Paulo - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fará nova reunião, por meio do comitê que monitora os níveis de conformidade dos países em relação ao acordo de redução na oferta de petróleo, para os dias 7 e 8 de agosto, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Em comunicado, o cartel afirma que somente alguns membros do acordo irão participar da reunião, que tem como finalidade "identificar formas e meios de aumentar os níveis de conformidade" do pacto. Em maio, os países da Opep e outros grandes produtores concordaram em estender o corte na produção de petróleo em 1,8 milhão de barris por dia até março de 2018. Kuwait, Venezuela e Argélia, que monitoram a situação do acordo, participarão da reunião, assim como a Rússia e os Emirados Árabes Unidos, cujos ministros de Energia já confirmaram presença.

A nova reunião ocorre dias depois de um encontro, na semana passada, marcado pela adesão da Nigéria a um limite de 1,8 milhão de barris por dia em sua produção e pelo anúncio da Arábia Saudita de que iria limitar suas exportações em 6,6 milhões de barris por dia, além de cortar sua produção "bem acima do requerido", na fala do ministro de Energia saudita, Khalid al-Falih.

"Será uma reunião técnica para entender melhor as dificuldades e os obstáculos enfrentados por alguns países da Opep e outros não-membros e avaliar como os níveis de conformidade podem ser melhorados para que o objetivo de conseguir um mercado de petróleo global reequilibrado mais rápido seja alcançado", afirmou o grupo, em comunicado.