Economia

Polo de distribuição da Zona Franca de Manaus no ES deve gerar 120 vagas de empregos

Empresas da Zona Franca de Manaus podem utilizar o polo de distribuição no Espírito Santo para complementar as atividades

O Espírito Santo está prestes a ganhar um polo de distribuição de produtos da Zona Franca de Manaus, o que, a princípio, pode gerar cerca de 120 empregos diretos e indiretos, podendo aumentar o número de vagas conforme a chegada de mais empresas. O centro será instalado nas dependências da empresa Terca, localizada às margens da Rodovia do Contorno, em Cariacica.

O anúncio oficial foi realizado na manhã desta terça-feira (18) nas dependências do Palácio Anchieta, em Vitória. Além do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, participaram do encontro o prefeito de Cariacica, Juninho, representantes da Terca, empresa vencedora da licitação, e diversas outras autoridades.

O projeto começou a ser implantado no Estado em 2015, quando foi realizada uma visita ao Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, no Estado do Amazonas. Formalizado o interesse, os governos estaduais dos dois Estados trabalharam em parceria para a implementação. Após o período de licitação, a proposta foi consolidada em no início deste mês.

A partir da assinatura do contrato, prevista para o final de julho, a empresa terá o prazo de 90 dias para a instalação. De acordo com o superintendente da Terca, Sidemar de Lima Costa, a estrutura de um armazém já está pronto para receber as atividades de empresas que já demonstraram interesse de atuação no Espírito Santo. "Até o momento não havíamos divulgado oficialmente e já temos mais de dez empresas interessadas", disse.

O superintendente ainda informou que o interesse inicial vem de empresas dos setores eletroeletrônicos, duas rodas motorizadas e da linha branca de eletrodomésticos, como geladeiras e fogões. Agora, todas as empresas do polo em Manaus serão comunicadas da implantação do centro de distribuição em terras capixabas. A empresa alega que, se necessário, as atividades ainda podem ser expandidas em uma área com cerca de 80 mim metros quadrados.

O secretário Estadual de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo, salientou que a chegada da Zona Franca de Manaus no Espírito Santo gera uma perspectiva de atração de novos projetos para o Estado. "Isso movimenta toda uma cadeia produtiva de atividades portuária, aérea, transporte de cargas e geração de mais empregos e renda para município e Estado", disse.

O prefeito de Cariacica falou sobre a importância do empreendimento para o município. Para ele, a instalação do polo vai valorizar a mão de obra dos trabalhadores locais. "É o momento das oportunidades. Temos que estar preparados para aproveitar e consolidar este momento", disse Juninho.

Já o governador Paulo Hartung classificou como extraordinária a vantagem da localização geográfica do Espírito Santo. Para ele, o Estado tem o potencial de ser uma das melhores portas de entrada de mercadorias no Brasil. "Isso tudo está conectado ao avanços que temos conseguido na área energética do Estados, o que está conectado às obras do Porto e de novos terminais portuários no Espírito Santo", disse.

Outras obras também foram destacadas pelo governador como importantes para a competitividade do Estado e movimentação de cargas internamente no país, como a inauguração do novo aeroporto de Vitória, a conclusão da Rodovia Leste Oeste, que liga os municípios de Cariacica e Vila Velha e o início das obras do contorno do Mestre Álvaro. "Temos um conjunto de ações animadoras", comemorou Hartung.

Pontos moeda