Economia

Aeroporto de Vitória será privatizado em 2018, diz senadora

Até julho de 2017, 85,5% dos trabalhos de construção do novo Aeroporto de Vitória estavam concluídos. Valor do investimento é de R$ 533 milhões, segundo a Infraero

O Aeroporto de Eurico de Aguiar Salles em Vitória será privatizado já no próximo ano. A informação é da senadora capixaba Rose de Freitas. De acordo com Rose, a privatização é essencial para garantir a qualidade dos serviços do aeroporto e atrair novos investimentos. 

"Nós fizemos um estudo de viabilidade no senado e apresentamos à equipe do Planejamento a importância comercial do aeroporto de Vitória contar com uma boa gestão. Na próxima terça-feira, a bancada capixaba terá uma reunião com os ministros do planejamento e dos Transportes para debater o assunto, mas a previsão é iniciar o processo já no início do próximo ano, com a conclusão das obras", afirmou a senadora. 

Ainda segundo Rose de Freitas, o governo federal deve anunciar a privatização do aeroporto de Vitória nos próximos dias. 

No entanto, o Ministério dos Transportes informou que o governo estuda a possibilidade de novas concessões aeroportuárias,  conforme já antecipou o Folha Vitória. Porém, a definição de formato de concessão ainda não está fechada. No final de agosto, o Ministério vai encaminhar estudos técnicos para serem avaliados pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), responsável pela política de concessões do governo federal. 

Obras

Segundo a Infraero, até julho de 2017, 85,5% dos trabalhos de construção do novo Aeroporto de Vitória foram concluídos. Atualmente, está em execução a última camada de pavimentação da nova pista de pouso e decolagem e das pistas de taxiamento de aeronaves, sendo que a pavimentação do novo pátio de aeronaves já foi finalizada.

A previsão de conclusão do empreendimento é no final deste ano. A Infraero trabalha junto aos órgãos reguladores para que o início das operações ocorra a partir de janeiro 2018. O valor dos investimentos na obra é de R$ 533,3 milhões, de acordo com empresa. 

Pontos moeda