Economia

China alerta sobre movimento "irracional" dos contratos futuros de aço

Alguns investidores ficaram assustados com o alerta da Cisa

Pequim - Autoridades da China fizeram um alerta sobre "negócios irracionais" com contratos futuros de metais, gerando uma forte retração nos preços hoje e sinalizando que Pequim quer evitar oscilações abruptas nos mercados de commodities do país.

Em comunicado, a Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, pela sigla em inglês) disse que, recentemente, os preços de futuros de aço não foram influenciados por fatores de oferta e demanda, mas por "interpretações exageradas ou incorretas" referentes a cortes de capacidade, remoção de produção ilegal de aço e políticas de proteção ambiental.

Segundo a Cisa, alguns operadores impulsionaram os futuros em benefício próprio, ao concluírem exageradamente que os preços do aço irão disparar no segundo semestre deste ano.

Alguns investidores ficaram assustados com o alerta da Cisa. Em Xangai, o futuro do vergalhão de aço fechou em baixa de 2,7% nesta sexta-feira, a 3.862 yuans (US$ 581) por tonelada, depois de chegar a cair 4% durante os negócios. Já em Dalian, o futuro de minério de ferro sofreu um tombo de 4,7%, a 536 yuans por tonelada, em sua maior perda diária em mais de dois meses.

A forte queda também veio em meio a rumores de que a Bolsa de Futuros de Xangai poderia elevar as exigências de margem para contratos de vergalhão de aço se os volumes de negócios continuassem altos. Após o encerramento da sessão, a bolsa anunciou um aumento das tarifas para transações com contratos para outubro e janeiro, a partir do próximo dia 15, e também estabeleceu limites para o total de negócios com esses dois contratos. Fonte: Dow Jones Newswires

Pontos moeda