Economia

Família capixaba inova com produção de café conilon gourmet

Bebida 100% conilon é novidade no mercado. Projeto é desenvolvido no município de São Domingos do Norte, noroeste do Estado

Indispensável na mesa do brasileiro, o cafezinho é mais do que uma simples bebida que acompanha as refeições. Com técnicas especiais de cultivo e de processamento, o produto ganhou variação e sofisticação, mas a tradição do consumo e a característica de unir as pessoas se mantêm e se fortaleceram.

Este é o caso do Café Fazenda Venturim. Há 13 décadas, a família tem mantido a cultura viva de pai para filho com o plantio do café de Norte a Sul do Espírito Santo. O conilon (variedade da espécie robusta) começou a ser plantado comercialmente no Espírito Santo no final da década de 1960, após a erradicação dos cafezais. Na Fazenda Venturim, a produção foi iniciada nos anos 1970.

Hoje, estão à frente do negócio os irmãos Isaac e Lucas Venturim, que lançam o produto no mercado após uma série de aprimoramentos no cultivo e no processamento dos frutos com vistas a melhorar a qualidade e o sabor da bebida. O projeto do Robusta Especial é desenvolvido no município de São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo.

Qualidade

“A produção de conilon com foco na qualidade é uma tendência nova no mercado, mas as poucas iniciativas que se tinham até então eram perdidas no momento da comercialização, já que a indústria utiliza esse tipo de café para agregar qualidade a misturas (blends) de café espresso, entre outros”, comenta Lucas Venturim.

De acordo com Lucas, um importante diferencial do trabalho de sua família é levar direto, do produtor ao consumidor final, um café conilon de origem conhecida. “Com isso, o consumidor consegue sentir o verdadeiro sabor do café, sem defeitos ou misturas”, destaca.

Técnicas

Para chegar às lojas, o processo passa pelo preparo do solo, o cultivo, a seleção das mudas, a nutrição e o manejo das plantas, até finalmente começar a colheita, entre dois e três anos após o plantio.

Segundo Isaac Venturim, o momento exato da colheita, bem como o tratamento que os frutos recebem logo após essa etapa, são de extrema importância para a qualidade final da bebida. Após uma seleção rigorosa, é iniciado o processo de descascamento, seguido da secagem lenta. Isaac destaca que o procedimento é essencial para preservar ao máximo os grãos com melhores atributos.

“Este cuidado especial evita o comprometimento dos lotes por sementes ruins, e possibilita maior valorização da produção. A secagem, por exemplo, propicia retirar a água do grão de forma mais lenta, sem perder as suas nuances. São técnicas que agregam valor à nossa produção”, afirma.

O investimento na variedade do produto é uma das estratégias utilizadas pela empresa para se inserir no mercado de maneira completa e eficiente. A produção engloba o café torrado e moído, o torrado em grãos e o café em cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso. Além das vendas via internet, por meio do site da Fazenda Venturim (fazendaventurim.com.br) os produtos estão disponíveis em cafeterias selecionadas no Estado.

Ainda de acordo com Isaac, investir na qualidade do conilon aumenta a possibilidade de lucro do produtor. “Com a seleção dos grãos, podemos vender um produto melhor por um preço mais alto, em vez de misturar tudo e vender por um preço médio”, comentou.

Impulsionamento

O agronegócio se mantém como principal motor da economia brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este nicho da economia cresceu 13,4% no primeiro trimestre deste ano, a maior alta em mais de 20 anos. O avanço puxou a alta de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016.
Atualmente, o estado do Espírito Santo é o principal produtor de café conilon do Brasil, destacando-se pelas melhores tecnologias em nível mundial para cultivo desta espécie.

O aprimoramento do grão serve também como incentivo aos produtores capixabas, o que impulsiona a economia regional e proporciona melhores experiências ao consumidor final.

Onde encontrar

Grande Vitória:

Organu Empório, Cafeteria e Coworking
Endereço: Av. Rio Branco, 1640 - Loja 3 - Praia do Canto, Vitória – ES.
Tel: (27) 3029-1500
Pallacio Gourmet
Endereço: Av. Rio Branco, 646 - Praia do Canto, Vitória - ES
Tel: (27) 99989-6239
Cachaça Santa Therezinha
Endereço: R. Licínio dos Santos Conte (Horto Mercado), 51 - Enseada do Suá
Vitória – ES
Tel: (27) 3235-7556
Mezanino Café
Endereço: Av. Hugo Musso, 1243 - Praia da Costa, Vila Velha - ES
Tel: (27) 3329-2186

Interior do ES:

Cafeteria Dona Carmen
Endereço: Av. Agenor Luís Heringer, 407, Pinheiros – ES
Tel: (27) 3765-2676
Panificadora Bom Gosto
Endereço: R. Rodolfo Mageulisk, 326 Vila Pavão – ES
Tel: (27) 3753-1420
Posto Milcar
Endereço: Av. Jones dos Santos Neves, 1305 - Irmãos Fernandes, Barra de São Francisco – ES
Tel: 0800 720 5356
Viva Bier
Endereço: R. Padre Francisco - 786, Vila Valério - ES
Tel: (27) 99945-1812
Restaurante Venturim
Endereço: Rod. BR 262, KM 110 - São João de Viçosa, Venda Nova do Imigrante - ES
Tel: (28) 3546-6614
Estação do Corpo
Endereço: R. Dr. Vanderley, 333 - Centro, Alegre - ES, 29500-000
Tel: (28) 99909-0253
Pontos moeda