Economia

Inscrições abertas para cursos gratuitos em Vitória e Serra

Todas as qualificações serão oferecidas no horário noturno. As inscrições vão até o próximo domingo (06) e o resultado será divulgado no dia 09 de agosto

Quem está em busca de qualificação profissional nos municípios da Serra e de Vitória já pode se inscrever  para os cursos  que serão ofertados gratuitamente nos bairros Planalto Serrano, em Serra, e Nova Palestina, em Vitória.  Ao todo são 300 vagas disponíveis em cada bairro, com dez opções de cursos em Planalto Serrano, e seis em Nova Palestina.

Na Serra, as capacitações são oferecidas pelo programa  OportunidadES,  desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Já em Vitória, os cursos são fruto da parceria entre a Secti e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), que realiza o programa Ocupação Social.

“Fizemos uma pesquisa para descobrirmos o que os moradores de cada região estão buscando, e ofertamos os cursos com base nesta demanda. O objetivo é incentivar a economia criativa e levar oportunidades, de modo que as pessoas possam empreender e gerar renda”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

O secretário da SEDH, Júlio Pompeu, explicou que o objetivo da parceria é os cursos do OportunidadES aos bairros atendidos pelo Ocupação Social. "São 2,1 mil vagas garantidas para cursos gratuitos que serão ofertados nas comunidades. Mais três bairros também serão contemplados nas próximas semanas. Queremos garantir que todo jovem tenha a chance de desenvolver seus talentos".

Inscrições

As inscrições vão até domingo (06) nos dois bairros. Para se inscrever basta acessar o site www.oportunidades.es.gov.br e preencher corretamente o formulário de inscrição. A lista de aprovados será divulgada no próximo dia 09 de agosto, no mesmo site.

Aulas

Em Planalto Serrano, em Serra, as aulas serão aplicadas no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Joaquim Beato. Confira na tabela abaixo cursos e turnos disponíveis:


Já em Nova Palestina, em Vitória, as aulas serão realizadas em dois locais: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elza Lemos Andreatta e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Neusa Nunes Gonçalves. Confira na tabela abaixo cursos e turnos:

Seleção

Para se inscrever nos cursos oferecidos no município da Serra é  necessário ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso será realizado.
Já para os cursos ofertados em Vitória, o candidato também deve ter o Ensino Fundamental incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas.

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636 1800
Pontos moeda