Economia

Mais de 500 vagas em cursos gratuitos em Viana

Inscrições já estão abertas. Ao todo, são 19 áreas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Informática básica, confecção de bolos artísticos, confeitaria básica e avançada, confecção de bijuterias são alguns cursos que estão disponíveis gratuitamente para moradores de Viana.  No total, são 570 vagas e as inscrições vão até o dia 13 de agosto. 

Os interessados podem fazer a inscrição no site site www.oportunidades.es.gov.brO projeto OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado e desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). 

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Inscrições

As inscrições para as 570 vagas ofertas em Viana terminam no dia 13 de agosto. Os interessados devem se inscrever pelo site www.oportunidades.es.gov.br. A lista com os aprovados será divulgada no dia 17 de agosto também pelo site do projeto.

Cursos

Os cursos contam com carga horária de 40 horas/aula. Confira na tabela abaixo a divisão de cursos por turno e dias da semana:

Aulas

As aulas terão início no dia 22 de agosto, data que é obrigatória a presença dos selecionados para efetivação da matrícula. O local da aula inaugural será divulgado pelo site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br). As próximas aulas acontecem no Centro de Qualificação profissional de Viana Sede.

Requisitos

Como destaca o edital, são pré-requisitos para concorrer a uma das 570 vagas ter a partir de 16 anos de idade, saber ler e escrever e ser morador do município de Viana. A classificação será por meio de ordem de inscrição e preenchimento correto dos dados.

Saiba Mais

Os certificados serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636 1800

[email protected]

Pontos moeda