Economia

B3: financiamentos de carros novos têm em agosto maior crescimento em 4 anos

No total, 110,1 mil carros novos foram financiados em agosto, levando o total financiado desde o início do ano para 718 mil unidades, ainda uma alta modesta de 1,5%

Num sinal de reação do crédito a veículos, os financiamentos de carros novos subiram 15,4% no mês passado, comparativamente a igual período de 2016, o que significa o maior crescimento em quase quatro anos.

Os financiamentos a automóveis, que vêm de um longo período de restrição bancária e de baixo apetite dos consumidores em assumir dívidas de prazos mais longos, não mostravam desempenho tão positivo desde setembro de 2013.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela B3, que opera um sistema que protege os financiamentos de fraudes. No total, 110,1 mil carros novos foram financiados em agosto, levando o total financiado desde o início do ano para 718 mil unidades, ainda uma alta modesta de 1,5%.

Incluindo na conta as demais categorias de veículos - motos e caminhões -, o total de veículos financiados em agosto, entre novos e usados, alcançou 468,8 mil unidades, num aumento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na comparação anual, os financiamentos de novos subiram 8,9%, para 168,9 mil unidades, enquanto o crédito na aquisição de usados teve alta ainda maior, de 15,2%, chegando a 300 mil unidades.

Pontos moeda