Economia

Brasil e mundo vivem uma crise de Nação, diz Bresser-Pereira

De acordo com Bresser-Pereira, num mundo globalizado, a ideia de se ter sucesso sem um programa de desenvolvimento não é possível

São Paulo - O Brasil e o mundo estão vivendo uma crise de Nação e isso dificulta o encontro de uma solução para os problemas econômicos e políticos pelo mundo, disse nesta segunda-feira, 11, o ex-ministro da Fazenda e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luís Carlos Bresser-Pereira.

"O problema é que estamos em uma crise de Nação. As elites brasileiras deixaram de ter compromisso com o Brasil", disse o ex-ministro na abertura do 14º Fórum da FGV, que neste ano traz para debate o tema "Equilíbrio Macroeconômico em Nação Revigorada".

De acordo com Bresser-Pereira, num mundo globalizado, a ideia de se ter sucesso sem um programa de desenvolvimento não é possível. O mundo desenvolvido, observa o ex-ministro, cresce pouco porque adotaram as mesmas medidas que o Brasil está adotando agora.

"Os países ricos nos criticavam dizendo que tínhamos de proteger o trabalho. Hoje as elites dos países ricos também perderam o conceito de nação. Se é possível haver sucesso para países seja ricos, seja pobres, tem que haver um programa de nação.

Pontos moeda