Economia

Empresa de logística italiana quer conhecer o potencial do Espírito Santo

Interposto de Parma ficou muito interessado em conhecer melhor o potencial do Espírito Santo para estabelecer canais de contato e parcerias entre empresas e clientes no Brasil e na Itália

Durante visita à 52ª Marmomac, Feira de Rochas de Verona, na Itália, nesta sexta-feira (29), o governador Paulo Hartung reuniu-se com o CEO (Chief Executive Officer) do Interporto di Parma, Sr Luigi Capitani, e também com dirigentes da empresa, que é especializada em logística e transporte. O embaixador e secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, também participou do encontro. Os empresários italianos querem conhecer o potencial logístico capixaba e a expectativa é que de que a vinda ao Espírito Santo ocorra já em novembro deste ano.

O encontro foi marcado por meio do Setor de Promoção Comercial (Secom) do Consulado-Geral do Brasil em Milão, cujo titular, embaixador Paulo Cordeiro, também participou das conversações.

O Interposto de Parma ficou muito interessado em conhecer melhor o potencial do Espírito Santo para estabelecer canais de contato e parcerias entre empresas e clientes no Brasil e na Itália. "A perspectiva é que haja potencial sinergia entre os complexos logísticos de Parma e do Espírito Santo", avaliou o embaixador Paulo Cordeiro, explicando por que foram promovidas as conversas iniciais com o governador e sua comitiva.

“O governador orientou o embaixador José Carlos da Fonseca Júnior, que participou da primeira reunião, e depois fez uma segunda rodada de conversas para convidar o Sr Luigi Capitani a visitar o Espírito Santo, o que deverá ser agendado para o próximo mês de novembro, informou Paulo Cordeiro.

Segundo José Carlos da Fonseca Júnior, o Interporto de Parma tem características de Zona Econômica Especial (ZPE) ou "porto seco" e integra o complexo logístico CePim, uma PPP estabelecida há quatro décadas para estruturar a logística multimodal que possibilitou a implantação de um polo industrial e logístico entre algumas das regiões mais dinâmicas da Europa.

"Por meio da Sedes, e com o apoio de entidades como o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), poderemos mostrar in loco a diversificada capacidade das empresas capixabas que atuam em Logística e comércio exterior", afirmou o secretário da Casa Civil.

A missão

O governador Paulo Hartung e o secretário da Casa Civil e embaixador José Carlos da Fonseca Júnior viajaram em missão internacional para a Região do Vêneto, na Itália, no início da semana. Além de participarem da 52ª Marmomac, eles tiveram vários compromissos diplomáticos e reuniões visando a novas parcerias em diversas áreas.

O Vêneto é uma região do Nordeste da Itália, uma das mais povoadas do país. A capital é Veneza.

A missão capixaba na Itália está sendo acompanhada pelo embaixador Paulo Cordeiro, cônsul-geral do Brasil em Milão, com jurisdição sobre o Vêneto. Ele foi enviado pelo Itamaraty a Veneza e a Verona para prestar apoio à missão do Governo do Espírito Santo.

Pontos moeda