• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Mutirão para renegociação de dívidas acontece na próxima semana em Vitória

  • COMPARTILHE
Economia

Mutirão para renegociação de dívidas acontece na próxima semana em Vitória

A oitava edição do evento acontece entre os dias 02 e 06 de outubro no Ginásio Paulo Valiate Pimenta, em Vitória

O fim de ano já se aproxima e quem deseja colocar as contas em dia para fechar 2017 no azul vai ter uma oportunidade na próxima semana. Entre os dias 02 e 06 de outubro, o Procon-ES realiza a oitava edição do Mutirão de Negociação de Dívidas. O evento acontece das 9 às 17 horas no Ginásio Paulo Valiate Pimenta, localizado na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, na Rua Coronel Schwab Filho, s/nº, Bento Ferreira, Vitória.

As senhas para atendimento no primeiro dia de ação, serão distribuídas a partir das 8 horas. Para os demais dias do evento, as senhas serão distribuídas no dia anterior, das 14 às 18 horas. De acordo com a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, é comum que muitas pessoas enfrentem a fila sem necessidade. “Pedimos atenção ao consumidor para que leve os seus documentos pessoais e verifique as empresas que estarão participando e os tipos de dívidas que não serão negociadas no mutirão”, explicou.

Denize ressaltou ainda sobre os canais de negociação disponíveis. “Realizaremos mais um mutirão em Vitória e o último do ano será realizado em Cachoeiro de Itapemirim entre os dias 20 a 24 de novembro. Entretanto, os consumidores não precisam esperar esse tipo de evento para negociar. O Procon-ES auxilia o consumidor na negociação de suas dívidas, durante o ano todo, na sede, localizada no Centro de Vitória, e na unidade Faça Fácil Cariacica”, disse.

A diretora-presidente também informou que um funcionário do Banco Bradesco e do Banco Itaú, realizam a mesma negociação do mutirão, dentro da sede do Procon-ES. “O Banco Bradesco atende toda segunda e quarta-feira, das 9 às 15 horas e no Faça Fácil Cariacica na terça e quinta-feira, no mesmo horário. O Banco Itaú também realiza negociações na sede do Procon-ES, na segunda e quarta, das 9 às 15 horas, sexta-feira, das 9 às 12 horas, e no Faça Fácil Cariacica na terça e quinta-feira, das 9 às 15 horas”.

Durante a semana do 8º Mutirão de Negociação de Dívidas não haverá atendimento ao público na sede do Procon-ES. Para o registro de reclamações, os consumidores devem ir à unidade do órgão localizada no Faça Fácil Cariacica ou ao Procon Municipal. As denúncias, as orientações e o registro de reclamação também podem ser feitos pelo Atendimento Eletrônico do Procon-ES.

Entre as entidades participantes, estão o Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Dacasa, Avista, Crefisa, EDP Espírito Santo, Cesan, Claro/Net/Embratel, Sky e Vivo/GVT. A CDL Vitória vai prestar informações sobre a restrição no cadastro de inadimplentes SPC e o Conselho Regional de Economia vai orientar a população sobre orçamento doméstico.

Para receber o atendimento durante a ação, é importante observar algumas orientações importantes:

- Para ser atendido, o consumidor deverá levar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e de renda.
- Pessoa jurídica não será atendida no mutirão.
- As senhas estarão atreladas ao CPF do consumidor. Portanto, a pessoa que pegar a senha deve ser a mesma que receberá atendimento. Senhas rasuradas serão descartadas.
- Os descontos e opções de parcelamento podem variar de acordo com tipo de dívida, atraso e perfil do consumidor.
- 15% das senhas estão destinadas para o atendimento preferencial: idosos com 60 anos ou mais, gestantes em adiantado estado de gravidez, portadores de necessidades especiais e pessoas com criança de colo.
- A Caixa Econômica Federal não vai negociar dívidas de FIES, microcrédito, financiamento imobiliário e de veículos.
- O Banco do Brasil não vai negociar dívidas rurais, financiamento imobiliário e de veículo, FIES, dívidas cedidas a Ativos S.A e dívidas renegociadas recentemente.
- O Banestes irá negociar financiamento de veículo e imobiliário, crédito rural, BNDES, carnês Banestes Financeira, contratos de PF, PJ e CCF, leasing, financiamento de imóveis, nosso crédito/ microcrédito, restituição do imposto de renda, 13º salário e operações ajuizadas.
- O Bradesco não vai negociar empréstimo pessoal, crédito imobiliário e rural.
- Somente o titular poderá negociar a dívida, que deve ter, pelo menos, 60 dias de atraso.
- Não será aceito documento de procuração.

Em outras edições do mutirão, realizadas neste ano, cerca de sete mil pessoas foram atendidas por instituições financeiras, empresas de água, energia elétrica e de telefonia. O valor das dividas renegociadas ultrapassou a marca dos R$ 33 milhões.