Economia

Número de endividados aumenta na Capital em agosto

Em relação ao ano passado, o endividamento ficou 13,2 p.p. acima do valor registrado no ano passado, segundo a Fecomércio

De acordo com levantamento da Federação do Comércio, bens, serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o endividamento das famílias de Vitória cresceu um ponto percentual (p.p.) no mês de agosto, em relação a julho. O percentual de famílias endividadas na capital passou para  76,5%, o que representa pouco mais de 97 mil famílias endividadas na capital do Espírito Santo.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), mostra ainda que, em relação a agosto de 2016, o endividamento ficou 13,2 p.p. acima do valor registrado no ano passado.

Já a inadimplência permaneceu praticamente estável em relação à julho, marcando 54,8% do total de famílias de Vitória. Em relação ao mesmo período do ano passado, o percentual teve uma alta de 26,4 p.p. A Fecomércio chama atenção que, apesar da pequena variação, esse percentual vem subindo desde maio e atingiu novo nível máximo, obtendo o maior registrado pela pesquisa iniciada em 2010.

Em relação ao percentual das famílias que afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas em atraso caiu na passagem de julho para agosto e se manteve no mesmo patamar de agosto do ano passado, em 6,3%. Segundo a pesquisa, houve um recuo das dívidas no cartão de crédito e no cheque especial e crescimento das dívidas com carnês e crédito pessoal. O cartão de crédito permaneceu como principal tipo de dívida das famílias de Vitória, mas recuou sua representatividade de 59,6% para 50,5% em agosto.

Já o cheque especial recuou 4,8 p.p. em relação ao mês anterior, representando 26,5% das dívidas da família. A utilização do carnê e do crédito pessoal, modalidades mais baratas de crédito, voltou a crescer: o carnê passou de 46,5% em julho para 50,1% em agosto e o crédito pessoal passou de 42,8% em julho para 49,0% em agosto.

A pesquisa da Fecomércio também mostrou que, entre os endividados, a parcela de comprometimento da renda com dívidas em agosto caiu para, em média, 17,9% (como por exemplo, cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês, empréstimo pessoal, prestações de carro). 

O percentual ficou no menor nível da série histórica do índice sendo resultado, principalmente, da diminuição dos custos do crédito, não só pelo efeito da queda nas taxas de juros em geral, mas também da substituição do crédito mais caro pelo crédito mais barato, o que provoca uma diminuição do impacto da parcela do empréstimo na renda mensal. Entre as famílias com contas ou dívidas em atraso, o tempo médio de atraso para o pagamento foi de 60 dias.

Serasa Intinerante

O Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian, adaptou um caminhão para visitar mais de 40 cidades de todo o Brasil e levar informação de crédito para a população. Entre os serviços disponíveis estão a consulta gratuita de CPF e do Serasa Score. A viagem começará pela cidade de São Paulo na terça-feira, dia 12 de setembro. De lá, o caminhão do Serasa Consumidor vai viajar por mais de 18 mil km até agosto de 2018. O objetivo é levar os serviços online para quem ainda não o conhece e para quem não tem acesso à internet. No Espírito Santo, a chegada está prevista para janeiro de 2018.

No caminhão, será possível fazer a consulta ao seu CPF, abrir o Cadastro Positivo e construir o seu histórico de pagamento. “Acreditamos que, com acesso a essas informações, o consumidor terá mais controle sobre a vida financeira. E a partir dai, ele vai realizar seus objetivos”, afirma Silvio Frison, vice-presidente do Serasa Consumidor.

De 12 a 15 de setembro, o caminhão da Serasa Itinerante estará no Vale do Anhangabaú. Depois disso, o veículo segue rumo ao interior do Estado e ao Brasil.

Junto com o caminhão da Serasa, a contratada para o Emprego dos Sonhos, Débora Bucco, vai aproveitar para conversar com os consumidores e conhecer de perto a realidade financeira das pessoas.

Serviços oferecidos pelo Serasa Consumidor Itinerante:

Serasa Score – Uma pontuação de 0 a 1.000 que mede a probabilidade de um grupo de pessoas honrar com suas responsabilidades financeiras. Quanto mais próximo do 1.000, maior o acesso ao crédito no mercado.

Consulta CPF – O maior produto do SerasaConsumidor. Possibilita o consumidor a verificar a situação do seu CPF no mercado, se possui pendências ou dívidas em aberto.

Serasa Antifraude – Serviço que protege CPFs de fraudes e golpes, emitindo relatórios quinzenais e alertas sempre que houver alguma movimentação no nome do consumidor.

Serasa Ensina – O portal do SerasaConsumidor, com conteúdos relacionados à educação financeira, dicas de economia e novidades sobre o mercado e o mundo dos negócios.

Destinos do caminhão da Serasa

São Paulo, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Curitiba, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, ABCD, São Paulo, Bauru, São Carlos, Santos, Vitória, Manaus, Belo Horizonte, Parintins, Uberlândia, Santarém, Goiânia, Macapá, Brasília, Feira de Santana, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Palmas, Cuiabá, Campo Grande, Maringá, Londrina, Rio de Janeiro, Niterói, ABCD, São Paulo.

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