Economia

Codesa entrega obra do Porto de Vitória de quase R$ 120 milhões nesta segunda-feira

A obra, que teve início em 2012, será entregue na tarde desta segunda, no Cais Comercial de Vitória

A obra de dragagem e retirada de rochas do Canal de acesso ao Porto de Vitória, iniciada há cinco anos, será entregue nesta segunda-feira (2). Segundo o presidente da Codesa, Luis Claudio Montenegro, a nova profundidade do canal, dos berços e da bacia de manobra, que já e uma demanda antiga, garantirá o acesso de navios maiores, representando um aumento de 30% na movimentação de cargas no Porto de Vitória.

"Atualmente são movimentados 5 milhões de t. A partir da obra esperamos chegar a 8 milhões de t. com a operação de embarcações com até 70 mil t. Hoje estamos limitados a 35 mil t., ou seja, dobraremos a nossa capacidade", explicou.

Montenegro afirma ainda que a mudança vai contribuir para o crescimento econômico do Estado, já que foram fechadas linhas diretas com Ásia, Europa e Estados Unidos.

"Só na expectativa da conclusao da dragagem conseguimos fechar linhas diretas com Ásia, Europa e Estados Unidos. Uma vez por mês, por exemplo, levamos 600 contêineres para os Estados Unidos sem a necessidade de passar por nenhum outro porto", pontua o presidente.

Contrato

O contrato de dragagem foi assinado em 2012 pela então Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República. Por necessidade de ajustes contratuais entre o governo federal e o consórcio da obra, a dragagem foi paralisada no início de 2015 e retomada no primeiro semestre do ano seguinte. O valor da obra chegou a R$ 118.6 milhões e foram dragados quase 2 milhões de m³ e derrocados mais de 110m³ de pedras.

A batimetria do canal e berços - medição da profundidade - já foi homologada pela Marinha e a documentação enviada à Capitania dos Portos do Espírito Santo para alteração do NORMAP I, norma que estabelece o calado operacional do porto. Após esta etapa, será iniciado o novo projeto de sinalização náutica de todo o canal, que tem 7 km de extensão.  

O evento de entrega da obra acontece nesta segunda-feira, às 16h, no Cais Comercial de Vitória, com a presença do secretário Nacional de Portos, Luiz Otávio Oliveira Campos. 

Pontos moeda