Economia

Inscrições abertas para mais 600 vagas em cursos de qualificação profissional

Os cursos são voltados para moradores de Cariacica e da Serra. As inscrições estão abertas e terminam no próximo domingo (15)

Quem é é morador de Cariacica ou Serra e está em busca de qualificação profissional pode se inscrever em uma das 600 vagas em cursos de qualificação profissional disponibilizadas pelo projeto OportunidadES para os moradores de Bela Aurora, em Cariacica, e Jardim Tropical, na Serra. Os interessados devem acessar o site para se inscrever. As inscrições terminam no próximo domingo (15).

São 20 áreas distintas de atuação dividas em dez cursos para cada bairro, algumas como: Almoxarife, Confeitaria Básica, Panificação, Cuidador de Idosos, Fotografia, Maquiador e muito mais. As áreas oferecidas são de Gastronomia, Moda e Beleza, Saúde e Serviço. Ao todo, são 300 vagas oferecidas para cada local.

“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, destacou o secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite.

A classificação será realizada por meio de ordem de inscrição e é necessário ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde os cursos irão acontecer. Todas as opções têm carga horária de 40 horas e serão ministradas por profissionais do Centro Estadual de Ensino Técnico (CEET) Vasco Coutinho. Ao concluir o curso cada aluno receberá um certificado emitido pela Instituição.

Confira nas tabelas abaixo os cursos ofertados em cada bairro:

O projeto OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado – por meio da Secti – e em apenas quatro meses alcançou a meta estabelecida para o final de 2017 de ofertar mais de 40 mil vagas em cursos presencias e na modalidade on-line. O projeto já ofertou aproximadamente 60 mil vagas nas duas modalidades. A expectativa é de que até dezembro deste ano sejam ofertadas mais 4 mil vagas presenciais.

Inscrições

Para se inscrever o interessado deve acessar o site www.oportunidades.es.gov.br e preencher corretamente o formulário de inscrição. Só é permitido uma inscrição por CPF.

As inscrições vão até o próximo domingo (15) nos dois bairros.

A lista de aprovados em cada bairro será divulgada no dia 18 de outubro também pelo site do OportunidadES.

Aulas

No bairro Bela Aurora, em Cariacica, as aulas serão realizadas na Igreja Assembleia de Deus. Já em Jardim Tropical, na Serra, as aulas acontecerão na Primeira Igreja Batista de Jardim Tropical.

O evento de boas-vindas aos alunos classificados está previsto para acontecer no dia 24 de outubro em Bela Aurora e 23 de outubro em Jardim Tropical. Mais informações como confirmação de data, horário e local serão divulgadas pelo site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br).

Para a efetivação da matricula é necessário que os classificados compareçam a este evento.

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808

[email protected]

[email protected]

Pontos moeda