Economia

Mais de 23 mil capixabas ainda estão na malha fina do Imposto de Renda

Se forem identificadas pendências passíveis de retificação, o contribuinte pode retificá-las

Mais de 23 mil capixabas estão na Malha das Declarações de Imposto de Renda, referentes ao calendário 2016. Segundo a Receita Federal, atualmente há 23.459 contribuintes do Espírito Santo estão nessa situação e não há uma previsão de emissão de cartas, já que o órgão aguarda a auto-regularização dos contribuintes, por meio da retificação da declaração, até o fim do ano.

Ao todo, já foram liberados 5 lotes e 181.673 capixabas já receberam a restituição em um montante de R$ 268.684.219,60 restituídos. Quem tem direito à restituição e ainda não recebeu, deve consultar o extrato de sua declaração para verificar se está em malha.

Após a transmissão, a declaração é processada pela Receita Federal do Brasil e o resultado do processamento estará disponível no Extrato da DIRPF. Para acessar o extrato, é necessário possuir certificado digital ou código de acesso. O código de acesso é gerado pelo próprio contribuinte mediante os números de recibo da entrega da Declaração dos dois últimos exercícios.

Se forem identificadas pendências passíveis de retificação, o contribuinte pode retificá-la. Se não houver pendências passíveis de retificação, pode solicitar a antecipação da análise da malha, pela internet, ou aguardar a intimação da Receita Federal. 

Pontos moeda