Economia

Melhora da economia é tímida, mas consistente, aponta Boletim Econômico Capixaba

Segundo a publicação, os índices de confiança e as expectativas de mercado indicam um otimismo no curto e médio prazo

Segundo o Boletim Econômico Capixaba de outubro, produzido e divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial e Educacional do Espírito Santo (Ideies),  apesar de indicadores de atividade econômica ainda apresentarem oscilações ou desempenhos tímidos, já é possível ver a uma consistente melhora dos números na comparação com os anos anteriores.  

Segundo o Boletim, a produção industrial e o faturamento real da indústria capixaba teve variação positiva em 2017. No entanto, apesar da ligeira melhora em agosto, a capacidade ociosa das indústrias capixabas e nacionais ainda está em um patamar elevado.  

Na comparação com o mês de agosto do ano passado, a produção industrial capixaba cresceu  7,8% e, de janeiro a agosto, obteve um crescimento de 3,7%.  No entanto, essa melhora no cenário industrial capixaba veio após consecutivas reduções, que acumularam uma perda de -11,6% entre maio e julho deste ano. 

O Boletim também aponta que os índices de confiança e as expectativas de mercado indicam um otimismo no curto e médio prazo, principalmente devido à inflação, que segue em níveis baixos, mantendo os cortes na taxa Selic realizados pelo Comitê de Política Monetária. 

Já o mercado de crédito ainda demora a reagir,mantendo elevadas as taxas de juros para financiamentos, segundo a análise do Boletim, que defende a queda das taxas e ampliação do acesso ao crédito, como ações importantes para a recuperação econômica e aumento dos investimentos, do emprego e da renda.

O Boletim Econômico da Indústria Capixaba é uma publicação mensal do Instituto de Desenvolvimento Industrial e Educacional do Espírito Santo (Ideies), entidade do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e apresenta as principais análises e indicadores econômicos da indústria, bem como aqueles referentes a setores relacionados e que impactam o desempenho industrial. 

Pontos moeda