Economia

No ES, o Ministro da Fazenda diz que vai auxiliar a retomada das atividades da Samarco

Na oportunidade, o Ministro da Fazenda também elogiou o modelo fiscal desenvolvido e adotado pelo Governo do Espírito Santo, dizendo que serve de exemplo para o país

Após se reunir com o governador Paulo Hartung na Residência Oficial (Resof), em Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (27). o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles afirmou que  será parceiro do Governo do Estado para auxiliar na retomada das atividades da Mineradora Samarco. “Tem essa questão que o governador , Paulo Hartung, está trabalhando. Vamos procurar ajudar na retomada da Samarco que é muito importante para a economia do Estado”, disse.

Já o governador Paulo Hartung reafirmou que lentamente e de forma progressiva o Espírito Santo está recuperando o crescimento socioeconômico e afirmou que mesmo durante a crise a gestão pública Estadual conseguiu avançar na implementação de políticas públicas transformadoras.

“Mesmo sem a atividade da Samarco que é importante na nossa economia, de acordo com os dados do Instituto Jones dos Santos Neves, tecnicamente o Espírito Santo já saiu da recessão. Estamos com crescimento de vendas e produção em diversos setores da economia capixaba. Ainda lentamente, mas estamos em processo de recuperação. É importante que essa recuperação tenha sustentabilidade. Não pode ser de curto tempo e, para isto, temos que ter a capacidade de dialogar com a população para explicar a necessidade de tocar a agenda de reformas estruturais do país. Isto tomou parte de minha reunião de trabalho com o ministro, Meirelles”, pontuou o governador Paulo Hartung.

O Ministro da Fazenda também elogiou o modelo fiscal desenvolvido e adotado pelo Governo do Espírito Santo, dizendo que serve de exemplo para o país e que a economia capixaba está auxiliando na retomada do crescimento nacional. 

“O Espírito Santo tem uma vantagem importante. Tem uma excelente administração Estadual. O governador Paulo Hartung dá um exemplo para o Brasil de bom controle das contas públicas e isto é muito importante, porque um Estado estar bem administrado, e com as contas púbicas em ordem ajuda no bom funcionamento da economia e não ao contrário”, avaliou o ministro da Fazenda.

Ao ser questionado sobre o recém anúncio do governador Paulo Hartung que, afirmou na noite desta quinta-feira (26) que tecnicamente, o Espírito Santo está fora da recessão, Henrique Meirelles endossou a avaliação do governador capixaba e afirmou que o Estado está em destaque na economia nacional. “O Espírito Santo está bem, tá crescendo e certamente a medida que o restante do país continue a crescer mais isso aí vai beneficiar diretamente o Estado”, analisou.

Henrique Meirelles detalhou ainda que a economia do país retomou a trajetória de crescimento econômico. Segundo ele, o Brasil está no sexto mês consecutivo com criação de empregos maior do que a quantidade de empregos encerrados e mencionou que o Produto Interno Bruto (PIB) está acompanhando o crescimento do varejo, indústria e comércio e afirmou que o país está saindo da maior recessão socioeconômica de sua história.



Pontos moeda