Economia

Novo canal de acesso do Porto de Vitória deve aumentar potencial turístico da Capital

Desde 2015, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vem negociando a volta dos cruzeiros marítimos de rotas nacionais para o Espírito Santo

Após a finalização das obras de dragagem e retirada de rochas do Canal de acesso ao Porto de Vitória, há uma grande expectativa para o retorno dos navios de cruzeiros na Capital. Segundo o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), a proposta é fazer a concessão dos armazéns quatro e cinco para exploração de atividades não operacionais, como a atividade turística. 

"Nós já fizemos um estudo e vamos propor a concessão desses armazéns para este tipo de exploração, como a receptivo de cruzeiros, restaurantes e lojas que vão poder ter uma interação da sociedade maior com o Porto. A possibilidade de receber navios de cruzeiro é uma possibilidade concreta e há um interesse muito grande por parte das operadoras em trazer esse tipo de embarcação para o Porto de Vitória", afirmou. 

De acordo com o presidente, no caso dos navios turísticos, algumas restrições ainda precisam ser verificadas. "Temos que verificar questões de cabos de eletricidade e a estrutura do terminal para receber esses passageiros, pois ele chegam em grande quantidade, mas estamos discutindo esses detalhes", disse. 

Ainda segundo Montenegro, os Armanzéns vão receber um evento de decoração em outubro. "Nós já estamos estudando a concessão desses armazéns e esse é um processo que fazemos pela própria companhia,  mas temos que discutir com o Governo Federal e estamos fechando os detalhes para entregar a documentação. Com a realização desse evento será possível enxergar concretamente a possibilidade de utilização desses armazéns nesse tipo de atividade", disse. 

Desde 2015, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vem negociando a volta dos cruzeiros marítimos de rotas nacionais para o Espírito Santo. A intenção é que o Espírito Santo receba uma operação teste na temporada do verão de 2018/2019.

A Clia Abremar e a MSC Cruzeiros, empresas interessadas na rota, já realizaram visitas técnicas ao Estado. A negociação segue com a realização de estudos técnicos que viabilizam a navegabilidade de cruzeiros de grande porte. Os pareceres técnicos são para garantir a segurança da operação.

Pontos moeda