Economia

Comitiva chinesa chega à Cachoeiro nesta quinta-feira

O setor de rochas ornamentais é um dos destaques nas intenções de parceria. Um Acordo de Irmanamento será assinado entre os prefeitos de Cachoeiro e da cidade chinesa de Nan'an

Nesta quinta-feira (16), a comitiva chinesa da cidade de Nan'an chega à Cachoeiro, para estreitar os laços comerciais e assinar um Acordo de Irmanamento. A iniciativa aproximará o poder executivo das duas regiões na busca por parcerias nas áreas de política, estrutura e cultura, por exemplo. O objetivo é iniciar uma série de colaborações mútuas.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo, o processo de irmanamento com a cidade de Nan'an servirá como troca de experiências para o município. “É uma cidade que se assemelha a Cachoeiro em algumas questões de mercado, como, por exemplo, o forte setor de rochas ornamentais. Inclusive, soubemos recentemente que algumas empresas com sede em nosso município já exportam para essa mesma cidade chinesa. O mármore e o granito estão entre os destaques nos acordos que virão”, afirma Macedo.

As apresentações começam às 9h30, no hotel Bristol, bairro Gilberto Machado. Após o almoço e uma série de visitas a empresas e a uma pedreira, será assinada a intenção para Acordo de Irmanamento, na Câmara Municipal, às 15h30.

Estarão em Cachoeiro, o prefeito de Nan'an, Lin RongZhong, quatro diretores e um magistrado. As atividades são abertas ao público, mas o alvo principal são empresários que atuam no comércio internacional e representantes de outras cadeias produtivas da economia capixaba.

Há intenção de acordos na área de desenvolvimento de tecnologia para setores como metalmecânico, granito e têxtil, além de intercâmbio de mão de obra qualificada. A parceria que traz a delegação envolve também a Unidade de Negócios Nacional e Internacional (Unni) e a Câmara de Comércio Brasil China no estado (CCBCES).

Pontos moeda