Economia

Consumidores precisam ter cuidados na hora de fazer compras durante Black Friday

Desde já, é preciso ficar atentos nos valores dos produtos que pretende comprar. Pode haver aumento no valor agora para redução depois

Novembro é o mês do já tradicional Black Friday, que neste ano acontece no dia 24. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil há alguns anos, promete um dia inteiro de grandes descontos em lojas físicas e, principalmente, online. Diante de tantas facilidades e promoções, é preciso ter cautela para evitar futuros problemas.

O portal BlackFriday.com.br, idealizador do evento de desconto no e-commerce brasileiro, estima que a arrecadação deste ano será de R$ 2,2 bilhões, número recorde. O que representa um crescimento de 19% em relação ao ano anterior.

Quem vai participar pela primeira vez das promoções precisa estar atento. Muitas vezes, nem todos os produtos à venda nos sites credenciados estão com os descontos. Dessa forma, os produtos com desconto precisam ser destacados e claramente identificados por meio do selo “Black Friday”, segundo o Procon.

A primeira dica para quem pretende comprar é já ir pesquisando os preços dos produtos em diferentes lojas virtuais participantes da campanha e, até mesmo, em lojas físicas para verificar se o produto ofertado vai apresentar uma redução no valor. Várias situações como essa foram questionadas por consumidores em edições anteriores.

Caso o consumidor não consega realizar a compra por causa de problemas no site, ele pode reclamar. Também são questões passíveis de reclamação o descumprimento à oferta, a publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), a mudança de preço no momento da finalização da compra e a falta de informações claras sobre a empresa e o produto.

As reclamações podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória, das 09 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou no Faça Fácil Cariacica que atende também aos sábados até as 13 horas. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.

Dicas para comprar com segurança

• Para comprar com segurança busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet;

• Instale no seu computador pessoal programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados;

• Não faça as transações em computadores de uso público, garantindo a segurança dos seus dados pessoais e do cartão de crédito;

• Antes da compra, observe os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor;

• Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;

• Desconfie dos sites que possuem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente ou boleto bancário;

• Procure informações sobre características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução, condições e formas de pagamento, antes de se decidir pela compra. Essas informações devem constar obrigatoriamente na página;

• Os sites devem deixar claros os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de "arrependimento de compra", que é o cancelamento no prazo de até sete dias;

• Ao confirmar a contratação, imprima ou guarde sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios;

• Exija a nota fiscal da mercadoria e guarde;

• A qualquer sinal de irregularidade, entre em contato com o fornecedor para registrar a ocorrência e tentar resolver o problema. Guarde os números de protocolo e os e-mails trocados com o fornecedor como garantia.

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