Economia

Juro do rotativo do cartão de crédito sobe a 337,9% ao ano em outubro, diz BC

A taxa passou de 332,4% ao ano em setembro para 337,9% ao ano em outubro

Brasília - O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito voltou a subir, informou nesta sexta-feira, 24, o Banco Central, por meio da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito. A taxa passou de 332,4% ao ano em setembro para 337,9% ao ano em outubro.

O juro do rotativo é a taxa mais elevada das operações para pessoas físicas e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC. Dentro desta rubrica, a taxa da modalidade rotativo regular - quando o cliente paga pelo menos o mínimo dentro do vencimento - caiu de 227,5% para 221,3% ao ano de setembro para outubro.

Já a taxa de juros da modalidade rotativo não regular - quando o cliente não faz o pagamento mínimo ou atrasou o pagamento - subiu de 399,4% para 413,8% ao ano.

No caso do parcelado do crédito - que recai sobre as compras com juros ou o parcelamento da fatura oferecido pelas operadoras do cartão, o juro passou de 165,3% para 167,0%.

Em abril, começou a valer a nova regra que obriga os bancos a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, a juros mais baixos.

A intenção do governo com a nova regra é permitir que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito recue, já que o risco de inadimplência, em tese, cai com a migração para o parcelado.

Pontos moeda