Economia

Polícia Federal realiza operação no ES contra fraudes no INSS

Segundo as investigações, a organização criminosa atuava na obtenção de benefícios fraudulentos, utilizando documento falso e criando segurados fictícios

A Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa suspeita de cometer fraudes contra o INSS. A Operação "La pensão è mobile" foi deflagrada na manhã desta terça-feira (19), quando foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um dos investigados, no Espírito Santo.

De acordo com as investigações, a organização criminosa atuava na obtenção de benefícios fraudulentos do instituto, utilizando documentação falsa e criando segurados fictícios. Além do Espírito Santo, o grupo tem braços no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. 

Segundo a Polícia Federal, os valores dos benefícios eram recebidos pelos membros do grupo criminoso, que se passavam por procuradores do titular do benefício. Visando potencializar os ganhos, além dos saques o fraudador também realizava empréstimos consignados junto a financeiras. Até o momento, estima-se que o prejuízo aos cofres do INSS atingiu quase R$ 500 mil.

Ainda de acordo com a PF, os investigados responderão pelo crime de estelionato qualificado e associação criminosa, cuja soma das penas poderá ultrapassar oito anos de reclusão.

Pontos moeda