Economia

Índice aponta que empresários mantém otimismo na economia capixaba

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), alcançou 58.9 pontos, considerado o melhor resultado para resultado para janeiro desde 2012

O ano começou com uma boa notícia para a economia e os empresários capixabas. O Estado abriu o ano com mais uma boa avaliação dentro do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), alcançando 58.9 pontos.

O resultado é o melhor apresentado para janeiro desde 2012, e alcançou a marca de 12 resultados acima dos 50 pontos – linha que separa confiança e falta de confiança - em sequência.

Os números são acompanhados do Índice de Expectativas, fixado atualmente em 62,2 pontos, e demonstram o cenário atual da economia brasileira e capixaba, que apresenta uma leve melhora após o fim da recessão econômica no primeiro semestre do último ano.

Os dados foram coletados durante os dias 3 e 16 de janeiro deste ano em pesquisa realizada com 84 indústrias capixabas, sendo 26 pequenas, 38 médias e 20 de grande porte, sendo 18 pertencentes à indústria da construção.

Como funciona

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é um indicador que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais e as expectativas para os próximos seis meses. É um indicador antecedente utilizado para identificar mudanças na tendência da produção industrial, de forma a auxiliar na previsão do produto industrial e, por conseguinte, no PIB. Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o esperado crescimento na demanda.

O ICEI do Brasil é composto pelas informações de Condições Atuais da Economia Brasileira, Condições Atuais da Empresa, Expectativas da Economia Brasileira e Expectativas da Empresa. O ICEI do Espírito Santo inclui mais duas questões: Condições Atuais do Estado e Expectativas do Estado. 

Pontos moeda