Economia

Sicoob se torna a quinta maior rede de atendimento do País

A instituição financeira ultrapassou o Santander no número de pontos de atendimento, segundo o Banco Central

O sistema cooperativo alcançou a colocação devido à expansão do número de agências no último ano

O Sicoob passou a ser a quinta maior rede de atendimento do Brasil, segundo ranking divulgado pelo Banco Central do Brasil. Com 2.697 agências em todo o país, a instituição financeira cooperativa ultrapassou o banco Santander, que ocupava a posição anteriormente. A liderança é do Banco do Brasil, seguido por Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú.

O sistema cooperativo alcançou a colocação devido à expansão do número de agências no último ano, enquanto as demais instituições financeiras fecharam vários pontos em todo o País. No Espírito Santo, foram sete novas agências inauguradas em 2017.

Para o presidente estadual da instituição, Bento Venturim, qualidades como o bom desempenho e a proximidade que as cooperativas têm conseguido transmitir à sociedade justificam o crescimento contínuo do modelo cooperativista de gestão financeira. “Somente aqui no Estado, mais de 235 mil já participam do Sicoob ES, pois perceberam o potencial transformador da instituição, as facilidades e as características que o tornam atrativo. A tendência é de que esse número só venha a aumentar”, diz.

Venturim ressalta que, por meio das cooperativas de crédito, a gestão das finanças passa a ser mais equilibrada, inclusiva e sustentável, uma vez que é alicerçada nos moldes da economia compartilhada, onde se busca a construção em prol de pessoas ao invés da obtenção de lucro.

Ênio Meinen, diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil, afirma que atualmente, o Sicoob é a única instituição presente em cerca de 200 municípios em todo o Brasil, onde os bancos têm diminuído a sua atividade devido a redução de estruturas físicas.

Nailson Dalla Bernadina destaca que apesar do amplo investimento em melhorias nos canais digitais, o Sicoob ES dá prosseguimento ao seu planejamento de ampliação das áreas de atuação, que atualmente contempla 70 dos 78 municípios capixabas. Hoje são 104 agências no Espírito Santo e mais 11 no estado do Rio de Janeiro, onde a instituição financeira cooperativa também tem atuação.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 235 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 3,8 milhões de associados.

Pontos moeda