Por que fazer um consórcio

Compartilhar

Publieditorial
Economia

Por que fazer um consórcio

No Sicoob ES pessoas físicas e jurídicas associadas ou não à instituição podem adquirir um consórcio

Nos dias atuais, é uma das soluções mais consideradas para adquirir bens, dada sua viabilidade, economia, flexibilidade e simplicidade em aderir a planos.

Muitas pessoas optam por fazer um consórcio para adquirir aquela casa dos sonhos ou trocar o carro, já que essa modalidade de compra facilita a obtenção de bens e de serviços para pessoas que não possui o valor suficiente para fazer o pagamento à vista e nem disposição para arcar com os altos juros de um financiamento.

Fazer um consórcio é mais simples do que se imagina. Pessoas com um mesmo interesse se reúnem em uma espécie de compra coletiva, conduzida e controlada por uma administradora autorizada pelo Banco Central. Com isso cria-se um parcelamento suave, onde todos pagam mensalmente durante um determinado período, criando um caixa suficiente para ter acesso ao bem. A cada mês, um consorciado é contemplado e recebe uma carta de crédito por lance ou sorteio.

Parece uma ótima opção para adquirir um bem, não é? Abaixo, vamos descrever os principais motivos que tornam um consórcio uma saída muito interessante para você:

Não tem juros

Não há empréstimo bancário envolvido, pois o dinheiro vem das contribuições do grupo, ou seja, é um processo de autofinanciamento. E como o dinheiro vem do próprio grupo, não há cobrança de juros. A empresa administradora, que é responsável pelo controle e pela saúde financeira do grupo de consorciados, cobra uma taxa pela prestação dos serviços, o que é chamado de taxa de administração.

Flexibilidade dos planos e uso da carta de crédito

Você pode escolher planos acessíveis de pagamento e parcelas que cabem no seu bolso, sem sobrecarregar as finanças. Além dessa flexibilidade, o uso do valor é bem amplo, o que permite optar por vários tipos de bens e até a quitação de financiamentos.

Utilização dos recursos do FGTS como lance no consórcio de imóveis

Seu FGTS pode ser utilizado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das parcelas adquiridas no consórcio imobiliário.

Uso do lance embutido

É a utilização do próprio valor da carta de crédito como lance para retirada antecipada do bem (para qualquer modalidade de consórcio). A vantagem é que o consorciado não precisa dispor do dinheiro na mão para dar o lance que deve ser limitado a 25% do valor da carta de crédito.

Como participar de um consórcio

No Sicoob ES, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas associadas ou não à instituição podem adquirir um consórcio. Os grupos tem uma quantidade máxima de participantes que varia conforme o tipo e valor do bem de referência (imóvel, carro, moto ou serviço).

Eles podem ser formados em vários momentos do ano e o interessado, também, pode participar de grupos que já estejam em andamento, desde que tenha vagas.

Para ter um consórcio Sicoob, basta o interessado se dirigir a uma de nossas agências e solicitar uma simulação. “Temos várias modalidades de consórcio com condições muito competitivas em relação ao mercado e que cabem no orçamento de todos os interessados em ser um consorciado Sicoob”, afirma Bento Venturim, presidente do Sicoob ES.