Entretenimento e Cultura

Resenhado completa um ano com novidades

Nesta segunda-feira, 22, a Coluna Resenhando ganhou um novo programa: o "Pode Comer". Um quadro que será recheado de conteúdos educacionais nutritivos

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
jPara 2021, a coluna promete muitas novidades e uma delas é o quadro "Pode Comer", com Victor Borges 

A coluna Resenhando, no Jornal Online Folha Vitória, está fazendo seu primeiro aniversário. O espaço que reúne moda, bem-estar, saúde, viagens, eventos, cinema, séries e culinária completa um ano nesta segunda-feira (22). A coluna comandada por Edu Coutinho e Jani Valença, que tem como marcas a criatividade e a autenticidade, acaba de ganhar a contribuição do Jornalista e estudante de Nutrição Victor Borges. Ele será responsável pelo quadro "Pode Comer", onde dará dicas de como ter uma alimentação mais saudável. 

O sonho do Resenhando brotou nos corações dos idealizadores em 2019. Uma ideia daqui, outra dali, reuniões e mais reuniões, e o projeto começou a ganhar forma. Definida a data da estreia, o inesperado aconteceu: a pandemia do novo coronavírus. Vieram isolamento, distanciamento, máscara, álcool 70%, home office e toda população foi obrigada a se adaptar a novas rotinas em casa, no trabalho, na escola, nas ruas...

A turma do Resenhando, também, precisou se reinventar para se adaptar ao novo normal. Como a proposta inicial era fazer reportagens externas, ao ar livre, em festas, em eventos, a equipe teve que repensar a coluna rapidamente para estrear, em plena pandemia de covid-19. 

Edu Coutinho, formado em Administração de Empresas e técnico em Publicidade, é conhecido nas redes sociais e no mercado capixaba pelo trabalho como Consultor de Imagem.  Ele contou um pouco dos desafios do primeiro ano como colunista do Folha Vitória.

"A pandemia nos ensinou a não desistir, aprendemos a ter paciência e a nos reconectar para entregar um ambiente com cara nova. Outro desafio que enfrentamos foi transformar o nosso linguajar que era voltado para as redes sociais para algo mais jornalístico mas, sem perder a leveza do entretenimento. Administrar a plataforma e escrever uma coluna é bem diferente de fazer um stories ou um post nas redes sociais", brincou. 

Edu revelou que a coluna o ensinou a averiguar fontes, ouvir e trazer profissionais para reforçar os conteúdos abordados e, assim, ter a informação correta, característica fundamental no jornalismo. 

"O grande desafio nosso foi mudar o plano e manter o dinamismo que é característica forte do Resenhando. Mudamos várias vezes de linha editorial porém não perdemos a essência e nem saímos da graça do público" destacou. 

Jani Valença, que é especializada em Consultoria de Moda e Imagem Pessoal, concorda com Edu sobre os obstáculos de manter o trabalho durante a covid-19. "Mesmo sendo uma coluna de entretenimento, buscávamos ter o cuidado de não estarmos alheios ao que estava acontecendo no mundo". 

No quadro "Giro", neste primeiro ano, a equipe conversou com influencers que estavam em isolamento social e mostrou o dia a dia deles. Dicas de saúde, de cuidados com animais de estimação e de exercícios físicos que pudessem ser feitos em casa, também, foram pauta da coluna 

A Consultora em Moda destacou que busca apresentar no Resenhando o conceito fashion mais 'pé no chão' e que seja próximo das pessoas.

"O foco é o capixaba, mas a preocupação é trazer uma moda mais humanizada, mais didática. Assim, quem gosta de ficar por dentro do assunto consegue acompanhar as dicas e até aproveitar o que já tem em casa" salientou Jani. 

Jani e Edu contaram que os feedbacks neste primeiro ano foram positivos. "Neste ano, a coluna vai fidelizar ainda mais o público. Temos trabalhado arduamente e a coluna caiu no gosto da sociedade. É o ano de muito, muito trabalho e de reconhecimento", finalizou Jani. 


Expectativas para 2021 

Foto: Divulgação

Para 2021 a expectativa é grande e os idealizadores da coluna prometem muitas novidades e uma delas já chega nesta segunda (22), que é o quadro "Pode Comer", comandado por Victor Borges. 

"Vai mudar muita coisa e muita gente nova vai entrar. Vamos ser um guarda-chuva e abrigar outros projetos, trazer mais gente para falar de moda, colaboradores, sem ser fixo, mas que tragam pontos de vistas diferentes. E como um pequeno spoiler, teremos um podcast e mais lives com pessoas famosas", adiantou Edu que brincou ser o Edu Dias capixaba, em referência ao jornalista Léo Dias. 



"Pode Comer" 

O objetivo do novo quadro é falar de alimentação, sem preconceitos, e trazer conteúdos baseados em conhecimentos nutricionais, com foco no bem estar e na qualidade de vida. Toda segunda-feira, Victor Borges vai disponibilizar vídeos. Os programas serão voltados para todo tipo de alimentação. "Vamos falar que feijoada é gostosa, mas que a salada também é boa", frisou.

"Durante muitos anos da minha vida lutei contra o peso, por interpretar de forma errada, às vezes o que falta é conhecimento e eu quero levar isso para as pessoas" reforçou.

Victor Borges é jornalista e está no 4º período da faculdade de nutrição. O sonho era, justamente, unir a comunicação à nova graduação e, assim, entregar um conteúdo de qualidade para o público. Ele contou que o projeto nasceu porque na juventude ele chegou a pesar 140 kg, e, durante quase 20 anos, fez as mais diversas dietas. 

"Eu acreditava que receitas passadas por um aqui, outro ali, me ajudariam a perder peso, mas foi só quando procurei ajuda profissional que comecei a ter noção da forma certa de se alimentar, e depois disso nasceu a minha paixão pela nutrição", confessou. 


Foto: Divulgação

O 'Pode Comer' falará de comida de um modo geral, sempre com o respaldo de profissionais da área nutricional ou da psicologia. E, ao final, haverá uma receita de preparo fácil e com ingredientes que cabem no bolso. Vitor também vai ensinar como reaproveitar alimentos que, muitas vezes, são jogados fora. 

Foto: Divulgação

O programa de estreia, nesta segunda-feira (22), vai mostrar de que maneira é possível comer de forma equilibrada. Vitor vai ensinar, ainda, uma receita de pão de queijo, que leva apenas três ingredientes. É imperdível, veja aqui! 




Pontos moeda