Entretenimento e Cultura

Aos 82 anos, Rosamaria Murtinho é homenageada com prêmio especial de teatro

Redação Folha Vitória

Aos 82 anos, Rosamaria Murtinho esteve no Prêmio Arte Qualidade, em São Paulo, para receber o prêmio especial de teatro, homenageando o conjunto de sua obra, na noite de terça-feira, dia 20.

A atriz, que começou a carreira aos 18 anos, em um teatro amador ao lado de seu irmão e do renomado escritor, diretor e crítico de teatro Paulo Francis, trabalhou no Rio de Janeiro e em Portugal, até que foi para a televisão ao retornar para o Brasil, já se destacando na novela A Moça que Veio de Longe, em 1964.

- Ela também esteve no grupo de teatro Teatro dos Sete, ao lado de Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Sérgio Britto, e encenou peças como Manequim, O Canto da Cotovia e Rosa Tatuada. Em 2017, ela chegou a deixar o hospital, onde estava internada por traqueobronquite, sem alta, para encenar Doroteia.

Emocionada ao levar o prêmio, Rosamaria agradeceu:

- Este prêmio é de todos que fazem o teatro acontecer no Brasil. A chama do teatro apareceu em mim muito tempo depois de ter iniciado nessa estrada. No começo, seguimos uma leve inclinação. Mas foi durante a caminhada que senti a chama acender e a vocação aparecer.

Pontos moeda