Entretenimento e Cultura

Festival da Torta Capixaba começa nesta quinta-feira com delícias da culinária e programação cultural

O samba, o chorinho, o sertanejo e o forró fazem parte da trilha sonora que promete animar o evento, na tradicional Ilha das Caieiras, em Vitória

O 14º Festival da Torta Capixaba promete levar milhares de pessoas para a Ilha das Caieiras a partir desta quinta-feira (29). O evento, realizado das 9 às 18 horas, prossegue até o próximo domingo (1º) e contará com a participação de 31 expositores, que vão oferecer aos visitantes esse importante prato típico da culinária do Espírito Santo.

O samba, o chorinho, o sertanejo e o forró fazem parte da trilha sonora que promete animar o evento, na tradicional Ilha das Caieiras, em Vitória. Quem abre a programação, nesta quinta-feira (29), é o grupo de Forró Bem Tivi, com o forró pé de serra para fazer todo mundo dançar.

Na sexta (30), o sertanejo e o arrocha de Diego Santana, revelação do gênero da Grande Vitória, promete animar o público. Já no sábado (31), o samba abre a festa, com Peterson do Clube do Samba e convidados. Na sequência, o grupo Três Elementos leva a tradição do chorinho para a festa.

No domingo (1º), encerrando o festival, o Samba de Quintal promete muita alegria e, é claro, samba, como sugere o nome do grupo.

Exposição

Dentro da programação cultural,o público também poderá conferir a exposição "Solidão de Náufrago", que é uma mostra coletiva em cartaz no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador), na Ilha das Caieiras.

A mostra dá continuidade ao trabalho iniciado em 2017 com a exposição "Copo de Mar", de reapresentar ao público obras premiadas nos Salões do Mar, e apresenta dois trabalhos: "Instantâneos", de Hélcio Queiroz, vencedor do 3º Prêmio no 4º Salão Capixaba do Mar, em 2002; e "Boias para Náufragos", de Sérgio Câmara, que ficou com o 3º Prêmio no 6º Salão Capixaba do Mar, em 2004.

Festival

O 14º Festival da Torta Capixaba conta com a participação de 31 expositores, que vão oferecer aos visitantes a torta capixaba, prato típico da culinária do Espírito Santo durante a Semana Santa. A torta mistura frutos do mar, bacalhau, cebola e palmito e tem um sabor especial para a comunidade local, por valorizar a cultura da região.

Serviço

14º Festival da Torta Capixaba

Quando: de 29 de março a 1º de abril, das 9 às 18 horas

Onde: Ilha das Caieiras

Programação cultural

Quinta-feira (29)

Forró Bem TiVi

Sexta (30)

Diego Santana

Sábado (31)

Peterson do Clube do Samba e convidados

Três Elementos

Domingo (1º/04)

Samba de Quintal

Pontos moeda