Entretenimento e Cultura

Festival 'Mesa ao Vivo' oferece degustação de Torta Capixaba em Vila Velha

Mais de 30 chefs e profissionais da Gastronomia se reúnem no evento

A cidade de Vila Velha se tornou palco de um delicioso evento, que começou nesta quarta-feira (21) e segue até a sexta (23). A primeira edição regional capixaba do “Mesa Ao Vivo”, conta com mais de 30 chefs capixabas e de diferentes regiões do país. Dentre os atrativos da programação, está a degustação de diversos pratos, inclusive a tradicional Torta Capixaba.

O evento, considerado um dos maiores do Brasil, no ramo da Gastronomia, acontece nas dependências da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha. Os profissionais vão discutir o tema “Mar e montanha: identidade e sabores da cozinha do Espírito Santo”.

Com diferentes espaços e atividades acontecendo ao mesmo tempo, o Mesa Ao Vivo ES é voltado para estudantes e profissionais do setor e também para os amantes da gastronomia. A programação que acontece em Vila Velha é dividida em diferentes espaços e momentos: palestras, aulas-show, Mesa ao Vivo, Espaço Farofa, Melhor das Cidades, Empório Mesa e espaço de Food Trucks.

O Espírito Santo estará presente em diversos momentos representando a gastronomia capixaba. No Espaço Farofa, aberto ao público, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) fará uma ação de divulgação dos Festivais Gastronômicos do Espírito Santo com degustações de pratos do Santa Teresa Gourmet, Festival da Torta Capixaba, Itaúnas e Sabores, Iriri Paixão, Festival de Frutos do Mar de Iriri, Festival Botecos de Castelo.

Nas degustações dos festivais, diversos chefs capixabas no comando: Santa Teresa Gourmet - Alessandro Eller, chef Iara Amaro, chef Cleide Ramos e as Nonnas Loren Cristina Aguiar, Nadir Maria Loss e Margarida Avancini; Festival da Torta Capixaba - Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras; Iriri Paixão e Festival de Frutos do Mar de Iriri - chef Gilson Surrage, Festival Botecos de Castelo - chef Alessandro Eller, chef Flávia Steves, Roberto Brunelli e Tico Tosi; Itaúnas & Sabores - chef Itamar Santos.

O estande também terá promoção de destino turístico, dos livros capixabas “Vila Velha” e “Escaladas no Espírito Santo”, e confecção de casaca ao vivo com o Mestre Vitalino, representando o Festival Sabor da Barra.

Além disso, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) abre espaço para a Cachaça Santa Teresinha. A Casa do Espumante de Santa Teresa, o Café Especial do Vale do Caxixe e o queijo capixaba Orolatte, premiado em edições do Mesa Ao Vivo São Paulo, também estarão presentes no espaço da Seag, assim como a macadâmia de Castelo.

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) também participa do evento, com a exposição de diversos artesãos que, além da tradicional Panela de Barro, trazem outras peças confeccionadas à mão e que são utilizadas para cozinhar e ajudar na ornamentação de mesa.

Outro momento de destaque capixaba serão as aulas-shows de diversos chefs capixabas. O chef Alessandro Eller e a chef Cynthia Amorim vão preparar o prato Pururuca de camarão com redução de mel tupyguá, nesta quinta, às 18h30. O chef Gilson Surrage também fará uma aula-show, no dia 23, às 17h30, com o tema “Raspando o tacho nos mares capixabas: paella a marinheira”.

Outros chefs capixabas ou que atuam no Espírito Santo também se apresentarão: Danilo Amaral, Alessandra Alcure, Orlando Nardi, Franklin Pinheiro, Rodrigo Bellora, Flávia Gama, Kamila Zamprogno, Ari Cardoso, Cecilia Cunha, Thiago Correia, Andrea Souto, Júlia Faria, Carol Cicone, Cleuza Costa, Bárbara Verzola, Pablo Pavon, Gustavo Corrêa, Duaine Clements, Jonathan Nery, Ivan di Cesare, Emilio Farfán, Hamilton Martins, Pamela Ferrari, Isaura Caliari, Maria Luiza Gireli, Evandro Ferrari, Fernando Santa Clara, Paulo Gaudio, Fernanda Cassa, Cinthia Paixão, Marcela Bourguingnon e Edimara Torrente.

Para participar do evento basta adquirir o Passaporte Mesa Ao Vivo. O ingresso dá direito a participar de um ou dois dias de programação, além de acesso às aulas, considerando a capacidade do auditório e das salas, e também acesso exclusivo para o Melhor das Cidades e o Empório Mesa. O Espaço Farofa tem acesso gratuito.

Organizado pela revista Prazeres da Mesa, o Mesa Ao Vivo ES tem apoio do Governo do Estado por meio das Secretarias de Turismo; Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; e de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

São parceiros também: Instituto Panela de Barro, Prefeitura de Santa Teresa e empresários locais, Prefeitura de Vitoria, Hotel Espadarte, Iriri Vivo e empresários locais, Prefeitura de Castelo e empresários locais, AETi/Itaúnas e Prefeitura de Vila Velha.

Programação

Quinta-feira 22/03

Espaço Setur:
13h - Festival Santa Teresa Gourmet: degustação de Massas tradicionais com as Nonnas de Santa Teresa
15h - Festival da Torta Capixaba: degustação de Torta Capixaba
17h - Festival Santa Teresa Gourmet: degustação de Risoto Italiano com Espumante Artesanal
18h - Iriri Paixão e Festival de Frutos do Mar de Iriri: degustação de Paella Marineira

Durante o dia: Festival Sabor da Barra com confecção de casaca ao vivo; exposição dos livros “Vila Velha”, de Antonio Gurgel, e Escaladas no Espírito Santo, de Oswaldo Baldin. Os livros poderão ser adquiridos no local.

Espaço Seag: espumantes da Casa do Espumante de Santa Teresa, Cachaça Santa Teresinha, Macadâmia de Castelo e exposição dos queijos Orolatte. Os queijos poderão ser adquiridos no local.

Espaço Setades: exposição de artesanato capixaba

Sexta-feira 23/03

Espaço Setur:
12h - Itaúnas & Sabores: degustação de Peixe defumado no Beiju
13h - Festival Botecos de Castelo: degustação de Torresmo Prensado, feito ao vivo
16h - Festival da Torta Capixaba: degustação de Torta Capixaba
17h - Festival Botecos de Castelo: degustação de Doce de Macadâmia, feito ao vivo

Durante o dia: Festival Sabor da Barra com confecção de casaca ao vivo; exposição dos livros “Vila Velha”, de Antônio Gurgel, e Escaladas no Espírito Santo, de Oswaldo Baldin. Os livros poderão ser adquiridos no local.

Espaço Seag: espumantes da Casa do Espumante de Santa Teresa, Cachaça Santa Teresinha, macadâmia de Castelo e exposição Café Especial do Vale do Caxixe e dos queijos Orolatte. Os queijos e cafés poderão ser adquiridos no local.

Espaço Setades: exposição de artesanato capixaba


Pontos moeda