Entretenimento e Cultura

Júlia Almeida, filha de Manoel Carlos, fala sobre a epilepsia e revela que sofre apagões

Redação Folha Vitória

Júlia Almeida, filha de Manoel Carlos que atuou recentemente em Tempo de Amar, revelou por meio de uma entrevista ao O Globo que lida com a epilepsia. Morando em Londres desde 2012, a atriz voltou ao Brasil no começo desse ano, justamente para participar da novela global, que deu espaço agora para Orgulho e Preconceito.

Na próxima segunda-feira, dia 26, ela vai organizar um debate aberto sobre epilepsia, doença a qual lida desde a infância. Sobre o assunto, começou dizendo:

- Prefiro chamar de condição neurológica para não tratar o epilético como doente. Recebi o diagnóstico aos oito anos de idade, depois de ter tido convulsões e meningite. Aí, fiquei a vida toda bem e, oito anos atrás, as crises voltaram.

Júlia só começou a falar de sua doença agora e explicou seus motivos para se preservar sobre esse assunto:

- Vivi um período de negação. Só agora me senti pronta para combater o preconceito. A epilepsia é um curto-circuito no cérebro que pode ser atenuado com o uso constante de remédios. Algumas pessoas têm convulsões graves, outras, espasmos leves. Há quem desmaie e quem tenha ausências, um tipo de apagão acordado.

Ela ainda acrescentou:

- Já convulsionei. Mas o que mais tenho são ausências. Fico out por alguns segundos. Falo coisas sem nexo e depois retomo. Acontece principalmente se estou sob estresse ou dormi pouco. Passei a ter a vida mais regrada para evitar.

Por fim, ainda contou quais são as medidas que toma, mas revelou o desejo de engravidar:

- Não posso dirigir sozinha, controlo a ingestão de bebidas (no máximo uma ou duas taças) e só agora, aos 35 anos, com a vida bem regrada, é que começo a pensar em engravidar. Ioga e meditação têm me ajudado.

Pontos moeda