Entretenimento e Cultura

Palácio Anchieta recebe mostra itinerante da 33ª Bienal de São Paulo

A mostra é um recorte da Bienal de São Paulo, considerada o maior evento de artes visuais da América Latina

Foto: Divulgação/Secult

O Palácio Anchieta recebe a partir da próxima quarta-feira (27) a mostra itinerante 33ª Bienal de São Paulo – Afinidades Afetivas. A exposição traz para Vitória uma variedade de linguagens artísticas como pinturas, vídeos, esculturas, fotografias, colagens e instalações produzidas por artistas de diversos países.

A mostra é um recorte da Bienal de São Paulo, considerada o maior evento de artes visuais da América Latina. Com curadoria do convidado Jacopo Crivelli Visconti, ela traz uma gama de artistas que contemplam várias linguagens como Alejandro Cesarco (Uruguai), Ana Prata (Brasil), Ben Rivers (Inglaterra), Bruno Dunley (Brasil), Bruno Moreschi (Brasil),Gunvor Nelson (Suécia), John Muller (Estados Unidos) & Richard Hoeck (Áustria), Rafael Carneiro (Brasil), Sara Ramo, (Espanha), Sofia Borges (Brasil), Vânia Mignone e Siron Franco (Brasil).

A exposição também contará com uma coleção de máscaras do Centro de Artes visuais Museo del Barro, de Assunção, no Paraguai, e uma homenagens a dois artistas falecidos: o guatemalteco Aníbal López, e a brasileira Lucia Nogueira.

Afinidades Afetivas

Reprodução/Secult
Reprodução/Secult
Reprodução/Secult

Visconti elaborou um recorte do projeto original elaborado pelo curador geral da mostra, Gabriel Pérez-Barreiro, mas que mantém o mesmo modelo de experiências curatoriais múltiplas, ou seja, quando o conteúdo da exposição não é determinado a uma temática única. Neste sentido, a exposição não replica literalmente o que se viu na última Bienal em São Paulo, mas apresenta diferentes associações e relações a partir de recortes de obras e artistas.

“A 33ª Bienal reforça a disposição para colocar em discussão o pensamento curatorial. A exposição se torna uma obra aberta, permeável às relações e contaminações que as próprias obras sugerem, e na qual o conceito de autoria se dissolve quase que completamente: a 33ª Bienal é, antes de mais nada, um exercício coletivo de prática curatorial experimental”, disse o curador.

A mostra itinerante em Vitória é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Fundação Bienal de São Paulo e Ministério da Cidadania. A abertura será às 17 horas e a entrada é gratuita.

Visite

33ª Bienal de São Paulo - Afinidades Afetivas Itinerância Vitória

Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, Vitória, ES.
Abertura: 27 de março, às 17 horas.
Período: de 28 de março a 30 de junho de 2019
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.

Entrada gratuita.

Classificação indicativa: Livre.

Agendamento de visitação: (27) 3636-1032.

Pontos moeda